O que você vai aprender 

O funcionamento de um edifício hospitalar e sua organização espacial correspondendo às atividades nele desenvolvidas e os fundamentos para a elaboração de um Plano Diretor Hospitalar além de sua manifestação gráfica.

Objetivos Específicos

Compreender:

  • A complexidade dos hospitais considerando as  tendências atuais e sua organização funcional através do Plano Diretor;
  • As normas relativas a arquitetura e engenharia dos programas de saúde que devem ser consideradas na macro organização hospitalar;
  • A metodologia de desenvolvimento do Plano Diretor e os conceitos principais da tipologia hospitalar;
  • A busca da humanização na arquitetura hospitalar desde a fase inicial de projeto.

Como o aluno irá se beneficiar

  • Tornando-se apto a participar de uma equipe de planejamento físico de estabelecimentos de saúde;
  • Observando critérios de projeto que auxiliam na determinação do partido arquitetônico de novos hospitais;
  • Sugerindo alternativas para otimizar o funcionamento de hospitais existentes;
  • Aprendendo a dimensionar o programa de necessidades do edifício hospitalar de acordo com as normas da ANVISA;
  • Planejando fluxos de serviços e atividades físico-funcionais;
  • Elaborando planos diretores hospitalares para hospitais que necessitem de ampliações e reformas

Público alvo

Arquitetos, engenheiros, administradores e gestores hospitalares, dirigentes de instituições de saúde públicas e privadas, autoridades sanitárias, profissionais que atuam em planejamento municipal e segmentos específicos de operações e manutenção em edifícios de saúde, profissionais do corpo médico (médicos, enfermeiros, nutricionistas, etc.) e estudantes em fase de trabalho final de graduação.

Duração

16 horas

Modalidade

Online ao vivo

  • Evolução histórica dos edifícios hospitalares e as tendências atuais programáticas;
  • A importância do planejamento estratégico na organização funcional hospitalar;
  • Desenvolvimento de um programa hospitalar – RDC n°50.
  • Planejamento físico dos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde, através do correto zoneamento de seus setores, fluxos intersetoriais e organização circulatória;
  • A caracterização de um hospital flexível;
  • Metodologia para o desenvolvimento do Plano Diretor Hospitalar – aspectos essenciais.
  • Estudos de casos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde e seus Planos Diretores;
  • A experiência argentina na organização dos hospitais;
  • A humanização sob a perspectiva do partido arquitetônico.
  • Prof. Esp. Jonas Badermann de Lemos
    Prof. Esp. Jonas Badermann de Lemos
    Prof. Jonas Badermann é arquiteto fundador da Badermann Arquitetos Associados é especialista em Administração e Arquitetura Hospitalar.  Atua há mais de 30 anos exclusivamente na área de Arquitetura e Planejamento em Saúde desenvolvendo Planos Diretores Hospitalares, projetos para diversos hospitais, além do seu envolvimento em organizações de ensino.
  • Profa. Arq. Ms. Bianca Breyer Cardoso
    Arquiteta e coordenadora de projetos na Badermann Arquitetos Associados. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS. Pós-graduação em Arquitetura Hospitalar em andamento no Albert Einstein – Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa. Experiência profissional em planos diretores, projeto e aprovação junto aos órgãos fiscalizadores, com ênfase em Ambientes de Saúde. Ministra aulas na Pós-Graduação em Arquitetura Hospitalar da Fasaúde-IAHCS e do INBEC-UNIP. Sócia da ABDEH. Atuou como coordenadora adjunta e professora na graduação em Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres, onde coordenou pesquisa sobre a inserção urbana de Estabelecimentos de Saúde no Litoral Norte, com foco na qualidade da paisagem do pedestre.
  • Profa. Esp. Elisabeth Hirth
    Arquiteta e Urbanista, graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, MBA pela FGV em Gestão de Saúde e especialista e consultora em ambientes de saúde. Sócia-diretora e arquiteta titular na Hirth Arquitetos Associados, empresa de projetos de arquitetura em atividade desde 1990. Foi Coordenadora e Diretora Regional RJ, e vice-Presidente Executiva da ABDEH (2011-2014), e eleita Futura Presidente ABDEH (2020-2022). Atua na área de arquitetura, desenvolvendo estudos de viabilidade, planejamento, planos diretores, projetos executivos e detalhamento para ambientes de saúde.

Horários 

Início: 18h30
Coffee break: 20h30 às 20h45
Encerramento: 22h30

O que está incluso

Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso)
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)

Importante

O curso será ministrado por um ou mais professores que compõem o quadro de docentes, de acordo com a data, local e disponibilidade;

O curso não será ministrado por todos os professores que compõem o quadro de docentes.

Informações gerais

O programa tem duração de 16 horas, distribuídas em 4 dias, em períodos de 4 horas cada.

O evento será realizado à distância e transmitido ao vivo pela internet.

O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por email até 1 hora antes da transmissão oficial.

O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única.

Caso não consiga participar do evento ao vivo, em parte ou todo, será possível acessar à gravação pelo período de 30 dias.

Você poderá participar a partir de qualquer computador conectado à rede e poderá interagir em tempo real, através do chat.

Gravação e compartilhamento do conteúdo

Fica terminantemente proibido, sob pena da Lei, a gravação e o compartilhamento das aulas, em vídeo, áudio ou fotografia, no todo ou em partes, por qualquer meio, salvo quando houver prévia e expressa autorização dos organizadores.

Observações

Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;

Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;

O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos;

Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.