O que você vai aprender

O curso visa apresentar aos alunos, de forma conceitual e prática, como as empresas estão organizadas hoje e quais os critérios técnicos, de desempenho, ergonômicos, estáticos e de custos que envolvem os projetos de interiores dos ambientes de trabalho em escritório, de modo que estes reflitam cada vez mais as necessidades e expectativas de seus funcionários, de forma eficiente e eficaz.

Também serão abordadas as tendências atuais, já que esse é um momento de grande oportunidade nessa área, em razão de todas as mudanças que vem ocorrendo na forma de trabalhar, como as novas gerações digitais, a necessidade das empresas serem mais enxutas, e o foco na redução de custos. O curso irá discutir ainda a tendência cada vez mais comum de as pessoas trabalharem à distância e com mobilidade, e a consequente otimização da ocupação do espaço, por meio do compartilhamento das estações de trabalho.

Benefícios

O curso irá informar como atender o cliente corporativo, levantar suas necessidades e transforma-las em soluções projetuais. E irá preparar o profissional para ser mais assertivo na busca de soluções adequadas que propiciem a otimização de custos, e também o aumento do desempenho das pessoas no trabalho.

Importante foco será dado às questões conceituais, como a contextualização do tema nos dias atuais, a legislação vigente, os aspectos construtivos e dimensionais e a definição de critérios técnicos, ergonômicos, de segurança e de desempenho, propiciando ao aluno um conhecimento mais amplo acerca do assunto e um incremento expressivo em todo o processo de projeto.

Dessa maneira, o profissional poderá atuar de maneira estruturada, mediante procedimentos bem definidos, a partir de um processo metodológico consistente e embasado em normas e restrições legais. Assim, o aluno poderá garantir a qualidade dos processos e atendimento dos prazos.

Público alvo

Arquitetos, design de interiores, engenheiros e técnicos em engenharia, gestores dessa área dentro de empresas, como facility managers, project managers, além de estudantes e demais pessoas que se interessem pelo tema.

Duração

15 horas

Modalidade

Telepresencial (Online ao vivo)

  • A Evolução dos Conceitos de Ocupação

A evolução histórica dos conceitos de ocupação, identificando os fatores que levaram ao surgimento desses novos conceitos, a utilização dos conceitos como reflexo da organização do trabalho os impactos na forma de organização física dos ambientes de trabalho, a complexidade das organizações hoje e tendências atuais no Brasil e no exterior

  • Critérios para a Especificação do Mobiliário de Escritório

Serão identificados os aspectos técnicos, ergonômicos, funcionais e estéticos relevantes para a especificação do mobiliário e cadeiras, tais como: critérios para a especificação, impactos para a saúde do usuário e utilização das normas e medidas referenciais

  • Especificação Técnica de Materiais de Acabamento

Serão identificados os principais itens existentes em um projeto de interiores e os respectivos materiais a serem especificados, levando-se em consideração os seguintes aspectos: critérios para a especificação, impactos para a saúde do usuário e legislação e medidas referenciais

  • O Programa de Necessidades

Serão estruturadas as informações a serem levantadas e processadas para o completo entendimento das necessidades do cliente: metodologia empregada, importância da estruturação do levantamento de necessidades e conceituação de todos os aspectos ligados ao projeto

  • Projeto de Interiores

Serão identificados e analisados os seguintes itens que compõem um projeto: aspectos técnicos e construtivos, dimensionamento dos espaços, etapas do projeto e técnicas de representação gráfica e legislação a ser seguida

  • Profa. Dra. Claudia Andrade
    Profa. Dra. Claudia Andrade

    Formada em Arquitetura e Urbanismo e com doutorado pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente possui empresa de consultoria especilizada em novas estrategias de ambiente de trabalho e, também, em workplace change management sendo certificada como Expert Professional pelo HuCMI – Human Change Management Institute. É professora convidada no MBA em gestão de facilities na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, desde 2002 e professora nas Belas Artes de São Paulo. Autora dos livros “O escritório do século XXI” e “A história do ambiente de trabalho em edifícios comerciais – Um século de transformações”, publicado pela edição C4. É coautora dos livros “Assessing the performance of the building” e “Facilities Change Management”, publicados na Inglaterra. No momento atual tem se dedicado em auxiliar as empresas no processo de volta dos seus colaboradores ao escritório pós isolamento social e participado de lives e webinars falando sobre o assunto.

O que está incluso

  • Material didático de apoio, digital em PDF (disponibilizado por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso).
  • Certificado de Participação digital – Para cada inscrição, será emitido um único Certificado de Participação digital, que será entregue no prazo de até 15 dias após a conclusão do curso. (Favor atentar a correta grafia do seu nome no ato da inscrição online).

Informações gerais

  • O programa tem duração de 15 horas, distribuídas em 5 períodos de 3 horas cada.
  • O evento será realizado à distância e transmitido ao vivo pela internet.
  • O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por e-mail até 1 hora antes da transmissão oficial.
  • O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única.
  • Caso não consiga participar do evento ao vivo, em parte ou todo, será possível acessar à gravação pelo período de 30 dias.
  • Você poderá participar a partir de qualquer computador conectado à rede e poderá interagir em tempo real, através do chat.

Gravação e compartilhamento do conteúdo

Fica terminantemente proibido, sob pena da Lei, a gravação e o compartilhamento das aulas, em vídeo, áudio ou fotografia, no todo ou em partes, por qualquer meio, salvo quando houver prévia e expressa autorização dos organizadores.

Observações
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;

Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;

O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos;

Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.