O que você vai aprender

O curso visa apresentar aos alunos, de forma conceitual e prática, como as empresas estão organizadas hoje e quais os critérios técnicos, de desempenho, ergonômicos, estáticos e de custos que envolvem os projetos de interiores dos ambientes de trabalho em escritório, de modo que estes reflitam cada vez mais as necessidades e expectativas de seus funcionários, de forma eficiente e eficaz.

Também serão abordadas as tendências atuais, já que esse é um momento de grande oportunidade nessa área, em razão de todas as mudanças que vem ocorrendo na forma de trabalhar, como as novas gerações digitais, a necessidade das empresas serem mais enxutas, e o foco na redução de custos. O curso irá discutir ainda a tendência cada vez mais comum de as pessoas trabalharem à distância e com mobilidade, e a consequente otimização da ocupação do espaço, por meio do compartilhamento das estações de trabalho.

Benefícios

O curso irá informar como atender o cliente corporativo, levantar suas necessidades e transforma-las em soluções projetuais. E irá preparar o profissional para ser mais assertivo na busca de soluções adequadas que propiciem a otimização de custos, e também o aumento do desempenho das pessoas no trabalho.

Importante foco será dado às questões conceituais, como a contextualização do tema nos dias atuais, a legislação vigente, os aspectos construtivos e dimensionais e a definição de critérios técnicos, ergonômicos, de segurança e de desempenho, propiciando ao aluno um conhecimento mais amplo acerca do assunto e um incremento expressivo em todo o processo de projeto.

Dessa maneira, o profissional poderá atuar de maneira estruturada, mediante procedimentos bem definidos, a partir de um processo metodológico consistente e embasado em normas e restrições legais. Assim, o aluno poderá garantir a qualidade dos processos e atendimento dos prazos.

Público alvo

Arquitetos, design de interiores, engenheiros e técnicos em engenharia, gestores dessa área dentro de empresas, como facility managers, project managers, além de estudantes e demais pessoas que se interessem pelo tema.

Duração

20 horas

  • A Evolução dos Conceitos de Ocupação

A evolução histórica dos conceitos de ocupação, identificando os fatores que levaram ao surgimento desses novos conceitos, a utilização dos conceitos como reflexo da organização do trabalho os impactos na forma de organização física dos ambientes de trabalho, a complexidade das organizações hoje e tendências atuais no Brasil e no exterior

  • Critérios para a Especificação do Mobiliário de Escritório

Serão identificados os aspectos técnicos, ergonômicos, funcionais e estéticos relevantes para a especificação do mobiliário e cadeiras, tais como: critérios para a especificação, impactos para a saúde do usuário e utilização das normas e medidas referenciais

  • Especificação Técnica de Materiais de Acabamento

Serão identificados os principais itens existentes em um projeto de interiores e os respectivos materiais a serem especificados, levando-se em consideração os seguintes aspectos: critérios para a especificação, impactos para a saúde do usuário e legislação e medidas referenciais

  • O Programa de Necessidades

Serão estruturadas as informações a serem levantadas e processadas para o completo entendimento das necessidades do cliente: metodologia empregada, importância da estruturação do levantamento de necessidades e conceituação de todos os aspectos ligados ao projeto

  • Projeto de Interiores

Serão identificados e analisados os seguintes itens que compõem um projeto: aspectos técnicos e construtivos, dimensionamento dos espaços, etapas do projeto e técnicas de representação gráfica e legislação a ser seguida

  • Profa. Dra. Claudia Andrade
    Profa. Dra. Claudia Andrade

    Formada em Arquitetura e Urbanismo e com doutorado pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente possui empresa de consultoria especilizada em novas estrategias de ambiente de trabalho e, também, em workplace change management sendo certificada como Expert Professional pelo HuCMI – Human Change Management Institute. É professora convidada no MBA em gestão de facilities na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, desde 2002 e professora nas Belas Artes de São Paulo. Autora dos livros “O escritório do século XXI” e “A história do ambiente de trabalho em edifícios comerciais – Um século de transformações”, publicado pela edição C4. É coautora dos livros “Assessing the performance of the building” e “Facilities Change Management”, publicados na Inglaterra. No momento atual tem se dedicado em auxiliar as empresas no processo de volta dos seus colaboradores ao escritório pós isolamento social e participado de lives e webinars falando sobre o assunto.

  • Garanta 10% de desconto para grupos de 3 ou mais pessoas da mesma organização ou para participação em 2 cursos distintos, 15% ou 20% para inscrições em 3 ou 4 cursos, respectivamente, ou, ainda, 25% para quem realizar 5 ou mais cursos.
  • Leve notebook ou tablet para aproveitar melhor as aulas presenciais. Lembre-se também do adaptador de tomada no “padrão brasileiro”.
  • Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada reserva-se o direito de cancelar ou reagendar o curso. Caso isso ocorra, fique tranquilo, pois você será avisado por e-mail e receberá, integralmente, os valores pagos.
  • Fique atento! Antes de deslocar-se, entre em contato para confirmar as informações sobre local e data.
  • Se surgir algum imprevisto, solicite o cancelamento, via e-mail, em até 10 (dez) dias de antecedência ao início do curso. Dessa forma, todos os valores pagos serão devolvidos.
  • Confira atentamente o Contrato de Adesão e Inscreva-se de forma rápida, prática e segura!