O QUE VOCÊ VAI APRENDER

Aprenda sobre desempenho das edificações e atualizações a respeito de tópicos especiais, como desempenho térmico, desempenho acústico e segurança ao fogo.

COMO IRÁ SE BENEFICIAR

Adquirindo mais conhecimentos e atualizando-se sobre desempenho das edificações, com possibilidade de interação online com docentes especialistas nos temas.

PÚBLICO ALVO

Engenheiros, arquitetos, tecnólogos e profissionais atuantes na área de desempenho das edificações e das habitações, em projetos e execução de obras.

DURAÇÃO

24,5 horas

MODALIDADE

Online ao vivo

Conceito de desempenho e a norma brasileira de desempenho
Apresentação do conceito de desempenho, da avaliação de desempenho e da norma brasileira ABNT NBR15575, pontuando aspectos que foram alvo de mudanças. Importância das ações de certificação de conformidade e de qualificação de produtos considerando a exigência de durabilidade. Apresentação do SiNAT inovadores e convencionais.

A importância do projeto no desempenho da edificação
O processo de projeto das edificações e sua importância na definição dos parâmetros de desempenho

Conceitos de acústica e de desempenho acústico de edificações
Som e Ruído; Ruído residual (ruído de fundo); Resposta do ouvido humano; Reflexão, refração e difração do som; Grandezas Acústicas (Pressão, potência e intensidade sonora); Propagação do som e incomodidade sonora; Panorama geral do ruído em edifícios e cidades

Requisitos, critérios e métodos de avaliação de desempenho acústico aplicados a edificações
Requisitos da norma ABNT NBR 15.575; Avaliações conforme normas ABNT 10.151 e 10.152; Normas internacionais referentes ao desempenho acústico de edificações.

Cuidados a serem verificados nas análises e inspeções, Introdução aos equipamentos de medição e a calibrações, Caracterização do ruído residual e do ruído de interesse

Projeto da edificação considerando acústica – Estimativas de desempenho acústico – Simulações

Desempenho acústico de sistemas construtivos
Parâmetros de desempenho de sistemas pesados e sistemas leves

Falhas de projeto e de execução que podem comprometer o desempenho acústico

Emprego de holografia acústica para verificar problemas típicos em obras

Conceitos de térmica e de desempenho térmico de edificações
Conceitos a serem considerados na análise do desempenho térmico de edificações

Requisitos, critérios e métodos de avaliação de desempenho térmico de edificações; a mudanças ocorridas na ABNT NBR 15575, de 2013 para 2021.

Segurança ao fogo
Conceitos fundamentais de segurança, de resistência e de reação ao fogo; critérios de desempenho aplicados a edificações

  • Prof. Dr. Cláudio Vicente Mitidieri Filho
    Prof. Dr. Cláudio Vicente Mitidieri Filho
    Engenheiro civil, mestre e doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador sênior no Laboratório de Tecnologia e Desempenho de Sistemas Construtivos, na área de Habitação e Edificações (HE) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Docente e coordenador da área de Concentração em Tecnologia de Construção de Edifícios no Mestrado Profissional em Habitação do IPT. Atua nas áreas de Construção Civil, com ênfase em Processos e Sistemas Construtivos, Avaliação de Desempenho de Sistemas Construtivos, Desempenho de Edificações Habitacionais e Qualidade na Construção de Edifícios. É membro do Comitê Editorial da Revista Concreto e Construções, do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON).
  • Prof. Dr. Fulvio Vittorino
    Prof. Dr. Fulvio Vittorino
    Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1988), graduação em Tecnologia de Processamento de Dados pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (1987), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor regular de cursos de especialização da Universidade de São Paulo; é pesquisador e Diretor da área de Habitação e Edificações do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Desempenho Térmico e acústico, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho térmico de edificações, conforto ambiental, sistemas construtivos, avaliação de desempenho e simulação computacional de desempenho.
  • Prof. Dr. Silvio Melhado
    Prof. Dr. Silvio Melhado
    Engenheiro civil, mestre e doutor pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Concluiu pós-doutorados na Université Pierre Mendès France, na França; na Université du Québec, no Canadá; e na Loughborough University, na Inglaterra. É professor sênior do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Poli-USP, professor convidado da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli-UPE) e Professeur Agrégé da École de Technologie Supérieure (ETS-Montréal), no Canadá. Atua nas áreas de Gestão de Projetos, Gestão da Qualidade, Inovação na Construção Civil, Building Information Modelling (BIM), Sustentabilidade e Desempenho, Gestão de Empresas de Projeto, Sistemas de Gestão e Certificação de Sistemas. É coordenador da Comissão Internacional Architectural Design and Management (W96), do International Council for Research and Innovation in Building and Construction (CIB).
  • Prof. MSc. Marcelo Aquilino
    Prof. MSc. Marcelo Aquilino
    Físico formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com mestrado em tecnologia na construção de edifícios pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT). Atualmente pesquisador e gerente técnico do Laboratório de Conforto Ambiental, Eficiência Energética e Instalações Prediais do IPT. Especialista na área de acústica. Professor do curso de mestrado do IPT. Doutorando na Faculdade de Saúde Pública da USP na área de Epidemiologia e Acústica.
  • Profa. Dra. Luciana Alves de Oliveira
    Profa. Dra. Luciana Alves de Oliveira
    Engenheira civil pelo Centro Universitário da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI). Mestre e doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Estágio de doutorado no exterior, na Université de technologie de Compiègne (UTC), na França. Pesquisadora visitante na Divisão de Desenvolvimento Sustentável do Centre Scientifique et Technique du Bâtiment (CSTB à Grenoble), na França. Pesquisadora no Laboratório de Tecnologia e Desempenho de Sistemas Construtivos, na área de Habitação e Edificações (HE) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Atua principalmente nas áreas de Processos Construtivos, Fachadas Pré-fabricadas, Diagnóstico de Patologias, Avaliação de Desempenho de Sistemas Construtivos, Implementação da Qualidade, Gestão do Processo de Projeto, Reabilitação e Renovação de Edifícios, Sustentabilidade e Durabilidade das Construções.

O que está incluso
– Material didático de apoio, digital em PDF (disponibilizado por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso).
– Certificado de Participação digital – Para cada inscrição, será emitido um único Certificado de Participação digital, que será entregue no prazo de até 15 dias após a conclusão do curso. (Favor atentar a correta grafia do seu nome no ato da inscrição online).

Informações gerais
O programa tem duração de 24,5 horas, distribuídas em 7 períodos de 3,5 horas cada.

O evento será realizado à distância e transmitido ao vivo pela internet.

Caso não consiga participar integralmente do evento ao vivo, será possível acessar à gravação, em nossa plataforma, durante todo o período de realização do curso + 1 semana após a sua finalização.

O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por e-mail até 1 hora antes da transmissão oficial.

O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única.

Você poderá participar a partir de qualquer computador conectado à rede e poderá interagir em tempo real, através do chat.

Gravação e compartilhamento do conteúdo

Fica terminantemente proibido, sob pena da Lei, a gravação e o compartilhamento das aulas, em vídeo, áudio ou fotografia, no todo ou em partes, por qualquer meio, salvo quando houver prévia e expressa autorização dos organizadores.

Observações
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;

Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;

O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos;

Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.