Curso de Acessibilidade em Edificação Residencial | Decreto Federal Nº 9.451/2018 – 9h Online (ao vivo pela internet)
Introdução
Curso atualizado com a nova norma - NBR 9050:2020 - publicada em 3/8/2020.
A obrigatoriedade relativa ao novo Decreto Federal exige a adaptabilidade de todos os empreendimentos residenciais multifamiliares a partir de dezembro de 2019, portanto é urgente a qualificação dos profissionais ligados ao projeto e execução destes tipos de edificação.
A concepção projetual muda completamente do que se pratica hoje. Atualmente se faz um projeto padrão e se propõe um projeto adaptado quando se deseja ofertar para um cliente com deficiência. Muitas vezes perde-se a qualidade do produto, reduzindo número de dormitórios ou banhos.
Com a nova legislação estas condições não são mais aceitas. O Desenho Universal impera para trazer qualidade para todos, ao longo de toda vida, em diversas condições de mobilidade e percepção sensorial.
O que você vai aprender
- Conhecimento dos princípios do Desenho Universal para criação de projetos acessíveis e sua importância;
- Domínio das Leis e Normas referente à acessibilidade de empreendimentos residenciais;
- Conhecimento das demandas das pessoas com deficiência;
- Capacitação para projetar atendendo leis e normas com qualidade de projeto;
- Utilizar terminologias corretas;
Como irá se beneficiar
- Atualização e segurança no exercício profissional ao ter conhecimento de como aplicar a legislação.
Público alvo
Arquitetos e urbanistas, engenheiros, tecnólogos, designers e designers de interiores, demais áreas da construção civil, estudantes, profissionais ligados às administrações públicas – federais, estaduais e municipais e profissionais ligados à fiscalização.
Duração
9 horas
Modalidade
Online ao vivo
- Apresentação do conteúdo legal;
- Conceito de Desenho Universal;
- Quem são as pessoas com deficiência;
- Parâmetros técnicos e exemplos da aplicação da legislação;
- Referências técnicas aplicáveis da norma técnica ABNT NBR 9050/2020;
- Sala, dormitórios, cozinha e banho;
- Prática: desenvolvimento de projeto com base no decreto ou avaliação de projetos trazidos pelos alunos.
-
Profa. Ma. Elisa PradoArquiteta e urbanista, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduada em Tecnologia de Edificações para Engenheiros e Arquitetos, pela POLI-USP e mestra pela FAU-USP com o tema “Acessibilidade nos bens culturais imóveis”. De 2007 a 2012 trabalhou com a Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo (SMPED/CPA) ministrando cursos sobre o tema, avaliando projetos de adequação à acessibilidade e realizando vistorias técnicas. Desde 2017 atua como representante do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) na CPA. Como especialista em acessibilidade seu objetivo é garantir a plena acessibilidade nos espaços edificados. Principais clientes: EZTEC, Tarjab Incorporador, Bueno Neto Engenharia, Tegra Incorporadora, Porte Engenharia, Adolpho Lindenberg, Atlantica Hotels, GJP Hotels, BRMalls, Cyrela, Rede D´Ór São Luiz, Odebrecht, Hochtief do Brasil. Obras de destaque: Museu da Língua Portuguesa, Aeroporto Internacional de Guarulhos, Arena Pernambuco para a Copa, Edifício comercial da BR Petrobrás, EZ Mark e Ez Tower, Shopping Tijuca, Mooca Plaza Shopping.
Horários
Início: 18h30
Encerramento: 21h30
O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso)
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome)
Informações gerais
O programa tem duração de 9 horas, distribuídas 3 dias de 3 horas cada.
O evento será realizado à distância e transmitido ao vivo pela internet.
O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por email até 1 hora antes da transmissão oficial.
O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única.
Caso não consiga participar do evento ao vivo, em parte ou todo, será possível acessar à gravação pelo período de 30 dias.
Você poderá participar a partir de qualquer computador conectado à rede e poderá interagir em tempo real, através do chat.
Observações
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.

