O que você vai aprender

Quais as estratégias de manutenção estão hoje em voga no mercado brasileiro, assim como no mercado mundial de manutenção? Como se pode definir a estratégia mais adequada para cada caso;

Como se deve moldar ou “customizar” um plano de manutenção para atender a real necessidade do Cliente. Como se deve avaliar a infraestrutura existente e rever / ajustar os seus planos de manutenção, tornando-os mais efetivos e otimizando recursos;

A necessidade de se estruturar planos de trabalho e operação, assegurando a retenção do conhecimento em sua organização, assim como a base para o treinamento e a capacitação de suas equipes de trabalho.

Definir níveis mínimos de serviço e indicadores de performance / desempenho para o monitoramento de resultados. Qual a importância em se construir painéis de indicadores ou dashboards e como trabalhar com a análise cruzada de indicadores?

A importância em se definir a ferramenta de benchmarking interno em uma corporação (para a área de manutenção), assim como definir índices que permitam a comparação com o mercado onde se atue.

Como se deve dimensionar as equipes de operação e manutenção; existem métricas para acompanharmos este dimensionamento perante os resultados?

Estruturar relatórios, executar processos de cadastramento e controle através de uma ferramenta informatizada de gestão com vasta aplicação no mercado de manutenção.

Como irá se beneficiar

Estruturar de forma técnica e customizada o seu departamento de manutenção e recursos necessários à atender as demandas de seu Cliente interno ou externo.

Construir modelos de monitoramento e gestão que lhe permita avaliar de forma contínua e eficaz os resultados obtidos, orientando-lhe quanto a eventual necessidade de ajustes e revisões no processo.

Ter o contato com uma ferramenta informatizada de gestão de larga aplicação / utilização no mercado, compreendendo o seu modo de utilização e respectivos pontos positivos para o desenvolvimento de suas atividades de gestão.

Assegurar uma operação eficaz e sob o controle do gestor e supervisores.

Público-alvo

Engenheiros, gerentes, dirigentes, supervisores de manutenção e de infraestrutura, assim como empreendedores do ramo de manutenção predial.

Observação: Considerando o seu viés prático de planejamento e estruturação, o curso exigirá que os alunos já atuem no segmento e detenham algum conhecimento das atividades de planejamento e controle da manutenção.

Duração

30 horas

Modalidade

Online ao vivo

1) Introdução

a. Conceitos básicos de manutenção necessários ao planejamento de suas atividades e dimensionamento das equipes:
 Operação Predial (conceito, tipos de atuação);
 Manutenção Predial (conceito, tipos de manutenção);
 Planos de Operação;
 Planos de Manutenção;
 Canais de entrada para solicitações em manutenção;
 O controle de tempos na manutenção;
 Tipos de contratação (orgânica, terceirizada ou mista), vantagens e desvantagens em função de sua necessidade;
 SSMA;
 Almoxarifado de Manutenção;

b. Escopo de Prestação de Serviços em Manutenção:
 Expectativas e necessidades dos usuários e proprietário;
 Demandas técnicas de projeto;
 O mapeamento de processos (atual x desejado);
 Volumetria histórica;
 Níveis mínimos de qualidade;

2) Planejamento Estratégico:

a. Conceituação de Planejamento Estratégico;
b. Conceituação de Confiabilidade e Risco na Manutenção:
 Conceitos aplicáveis na manutenção predial (MCC, RBM);
 Matriz de Criticidade ou Decisão;
c. A customização de planos de trabalho e sua importância para o sucesso de uma operação;
d. O Planejador da manutenção, sua formação, perfil, experiências e habilidades;
e. As etapas de um planejamento envolvendo:
 A compreensão / “tradução” sobre as necessidades e expectativas do Cliente;
 A equipe de Gestão da O&M e sua estrutura de cargos e funções;
 A definição do escopo e o estabelecimento de metas (níveis ou acordos de serviço, indicadores para o processo, etc);
 A elaboração de:

i. Planos de Manutenção:
• Elegibilidade e Inventário (sistemas e famílias de equipamentos na manutenção);
• O “tagueamento” e a classificação dos itens de manutenção;
• A customização e apresentação de rotinas de manutenção;
• O cronograma de trabalho;
• Formulários e documentos de campo;

ii. Planos de Operação:
• Objetivos e conteúdo mínimo;
• Tipos de planos de Operação;
• Formas de apresentação;
• Políticas de treinamento (externo e “on the job”);

iii. Planos ou programas de vistorias e inspeções:
• Determinação do necessário;
• Estabelecendo o escopo e profissionais envolvidos;
• A compatibilização desta atividade com o plano de operação e manutenção;
 O dimensionamento de equipes de operação & manutenção:
i. Planilhas de hora / homem por atividade de manutenção;
ii. Planilhas de hora / homem por atividade de operação;
iii. Horas efetivas disponíveis;
iv. Outras atividades importantes para o dimensionamento;
 Documentação Técnica e Legal, sua guarda e controle;
 Planejando a implantação:
i. A seleção de um parceiro estratégico;
ii. Mobilização e Implantação;
 O monitoramento de resultados:
i. Matriz de responsabilidades;
ii. Formas de gestão e controle;
iii. O Histórico de Manutenção;

3) Gestão de Resultados:

a. Matriz de expectativas do Cliente para o monitoramento de resultados;
b. Relatórios Gerenciais, seus objetivos e funções;
c. Conceito de Manutenção a Vista;
d. Definição dos Níveis Mínimos de Serviço ou SLA;
e. Definição dos Indicadores de Performance ou Desempenho para os diferentes processos:
 Técnicos e de Confiabilidade;
 Financeiros;
 De qualidade;
 De pessoal (mão de obra);
 Energéticos e de consumo;
f. A composição de painéis de indicadores ou Dashboards;
g. A importância do PDCA e do fator tempo (de reação e atuação)

4) Sistemas Informatizados de Gestão:

a. Principais funções de um CMMS;
 Agilidade / mobilidade;
 Registro e controle;
 Integração com concentradores e demais sistemas;
 Organização de informações;
 Dados para o planejamento e gestão de ativos;
b. Planejamento e etapas de implantação;
c. Gestão CONTÍNUA de resultados;

5) Oficinas e dinâmicas em grupo:

a. Dinâmicas e exercícios em classe com os docentes:

  1. Elaboração de Planejamento da Manutenção (em etapas);
  2. Elaboração de modelo de gestão e acompanhamento de resultados.

b. Operação REAL de um sistema CMMS em classe, seguindo as etapas de sua implantação, dentro de um ambiente didaticamente estruturado e demonstrando a sua aplicação perante o que fora demonstrado em aula (apresentado pelo parceiro de sistema e acompanhado pelo docente):

  1. Apresentação da estrutura de serviços e funcionalidades de um CMMS;
  2. Demonstração sobre o conceito e a hierarquia de cadastramento e sua importância futura na função de busca ou “query” no sistema;
  3. Apresentação da gama de informações gráficas sobre resultados oferecidas pelo CMMS e a relativa facilidade em sua customização e na associação de gráficos;
  4. Apresentação aos alunos sobre os seguintes temas:
    • Os preparativos necessários que deverão anteceder a etapa de implantação;
    • As etapas de implantação, no que se refere aos passos, profissionais chaves, tempo de implantação e principalmente, quanto as dificuldades naturais em um processo como este;
    • A boa e adequada composição de uma equipe de implantação de um CMMS;
    • A operação do sistema sobre um AMBIENTE DIDÁTICO (navegação), sendo recomendável estruturar alguns exercícios de NAVEGAÇÃO e ACESSO A INFORMAÇÕES pelos alunos, ao menos em grupos (neste caso, seria interessante formular exercícios de navegação, nos quais os alunos, ainda que em grupos, pudessem operar a ferramenta);
    • A importante figura de um PLANEJADOR e de um OPERADOR do CMMS, à ser preparado e disponibilizado pelo usuário do sistema;
    • Formulação e disponibilização de DASHBOARDS ONLINE;
    • O uso da ferramenta MOBILE, suas vantagens e custos estimados (para a aquisição do MOBILE e operacionalização).
  5. Espaço para dúvidas.
  • Prof. Dr. Haroldo Luiz Nogueira da Silva
    Prof. Dr. Haroldo Luiz Nogueira da Silva
    Engenheiro Eletricista pela Universidade Mackenzie, Mestre e Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC com linha de pesquisa eficiência energética em edificações. Possui 25 anos de experiência, atua nas áreas de consultoria em manutenção predial, eficiência energética. Possui em seu currículo atuação como Engenheiro de Manutenção na Caixa Econômica Federal, Coordenador de Manutenção dos terminais rodoviários em São Paulo pela Socicam, Gerente de Manutenção no Santander e Gerente de Propriedades pela Cushman & Wakefield. Atua também como docente na Faculdade de Tecnologia de São Paulo, é especialista em Medição e Verificação (M&V), e Coordenador de Projetos do Centro Paulo Souza onde lidera o planejamento do Sistema de Gestão Energética.
  • Prof. Esp. Alexandre Marcelo Fontes Lara
    Prof. Esp. Alexandre Marcelo Fontes Lara


    Engenheiro Mecânico graduado pela FEI, pós-Graduado em Refrigeração e Ar Condicionado e em Avaliações e Perícias de Engenharia.

    Possui 32 anos de experiência profissional na área de Operação & Manutenção, com atuação na implantação, coordenação, auditoria e consultoria em projetos de O&M predial e industrial, além de sua atuação como Autoridade de Comissionamento em alguns dos principais projetos de infraestrutura predial e industrial no Brasil.

    Soma-se também em sua trajetória a participação como colaborador em comitês técnicos e/ou associado em instituições brasileiras e norte americanas, como a ASHRAE – American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers, BCxA – Building Commissioning Association, ANPRAC – Associação Nacional de Profissionais de Refrigeração e Ar Condicionado e ABRAFAC – Associação Brasileira de Facilities, onde ocupou a posição de Diretor durante o biênio 2017-2018.

    Autor de diversos artigos sobre comissionamento, auditorias de qualidade na prestação de serviços, manutenção e operação em instalações prediais e industriais para as revistas INFRA, TECHNE, PINI / Construção Mercado, ABEMPI e Climatização & Refrigeração.

    Ministrou palestras, seminários e cursos através de entidades de nosso setor, tais como ABRAFAC, ANPRAC, FUPAM–USP, IBAPE-SP, IBAPE-PR, SENAI-SP, entre outras. É docente da cadeira de “Comissionamento, Medição & Verificação” no MBA – Construções Sustentáveis – UNIP, docente da cadeira de Operação e Manutenção no curso de pós-graduação em Avaliações e Perícias de Engenharia – MACKENZIE, docente da cadeira “Gerenciamento de Operações” no curso de especialização Gerenciamento de Ativos Imobiliários Corporativos – FDTE (USP) / CORENET e docente nos cursos de “Arquitetura Hospitalar” e “Engenharia Hospitalar” na UNIVERSIDADE EINSTEIN.

    É Diretor Técnico da A&F Partners Consulting Engenharia Ltda.

O que está incluso

  • Material didático de apoio, digital em PDF (disponibilizado por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso).
  • Certificado de Participação digital – Para cada inscrição, será emitido um único Certificado de Participação digital, que será entregue no prazo de até 15 dias após a conclusão do curso. (Favor atentar a correta grafia do seu nome no ato da inscrição online).

Informações gerais

O programa tem duração de 32 horas, distribuídas em 8 módulos de 4 horas cada.

O evento será realizado à distância e transmitido ao vivo pela internet.

O link de acesso ao ambiente de ensino será enviado por e-mail até 1 hora antes do início da transmissão oficial.

O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única.

Caso não consiga participar do evento ao vivo, em parte ou todo, será possível acessar à gravação pelo período de 30 dias.

Você poderá participar a partir de qualquer computador conectado à rede e poderá interagir em tempo real, através do chat.

Observações
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;

Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;

O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos;

Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.