Existem muitos cursos de iluminação no mercado brasileiro, mas poucos, ou nenhum, com o caráter eminentemente prático de projeto como este. É o grande diferencial deste curso: implementar através de um projeto real todos os conceitos teóricos já recebidos pelos participantes em cursos anteriores.

 

O que você vai aprender

A aplicação prática de todos os conceitos relacionados à iluminação corporativa: partido luminotécnico, sistemas de iluminação, fontes, luminárias, definição de circuitos de acendimento e dimensionamento da instalação.

 

Público-alvo

Projetistas, Arquitetos, Paisagistas, Construtores, Engenheiros, Lighting Designers.

 

Carga Horária
20 horas

Pré-requisitos

É fundamental que os participantes já tenham conhecimentos prévios de iluminação, por meio de outros cursos já realizados, inclusive de cálculo luminotécnico. Será necessária a comprovação em relação aos mesmos pelo envio à AEA de atestados de participação, quando da inscrição para o curso, obviamente quando estes cursos prévios não tiverem sido cursados na própria AEA. Neste último caso esta comprovação é automática.

 

É obrigatório levar LAP TOP com AutoCad ou outro programa gráfico de projeto arquitetônico além dos programas do OFFICE.

 

É recomendável mas não obrigatório que os participantes tenham conhecimento do software DIALUX. Os alunos que tiverem poderão também desenvolver o projeto por meio do software. Os alunos que não tiverem desenvolverão o projeto com o auxílio de outras ferramentas.

 

É recomendável mas não obrigatório que os alunos que tiverem catálogos eletrônicos ou impressos de fontes e luminárias que os levem.

 

É obrigatório que os alunos levem: lápis, borracha, escala, esquadro e algumas folhas de papel manteiga.

 

Para os alunos que queiram levar seus próprios projetos é absolutamente obrigatório que os enviem antecipadamente aos professores do curso para avaliação prévia e aprovação dos mesmos para uso do exercício prático. Para tal terão de enviar sempre em arquivo PDF: pelo menos plantas e cortes, podendo complementar com fachadas (elevações), perspectivas e fotos. Todos os arquivos deverão estão devidamente identificados e ZIPADOS, sendo que o nome do arquivo zipado será o nome do próprio aluno. Não é garantia automática que os mesmos sejam aprovados pelos professores do curso. Caso não sejam, os alunos utilizarão os projetos levados pelos próprios professores.

 

Apresentação

  • Apresentação dos professores;
  • Apresentação do conteúdo do curso e metodologia;
  • Apresentação dos projetos propostos nos cursos pelos professores.

Primeira Etapa de Projeto

  • Análise do projeto;
  • Definição das estratégias principais de iluminação e de partido luminotécnico e dos sistemas de iluminação;
  • Apresentação dos resultados da primeira etapa para avaliação.

Segunda etapa de Projeto

  • Especificação de todas as luminárias (fornecedor, modelo e código comercial);
  • Especificação das lâmpadas – tipo, potência, características técnicas, fornecedor e código comercial;
  • Especificação dos equipamentos auxiliares – reatores, transformadores, dimerizações, etc. (tipo, fornecedor e código comercial);
  • Especificação da potência total instalada e distribuição dos circuitos de comando-acendimento (não os elétricos);
  • Elaboração de pré-relatório técnico;
  • Apresentação dos resultados da segunda etapa para avaliação.

Metodologia

Os projetos poderão ser realizados individualmente ou em grupo dependendo das orientações dos professores em cada turma.

Os professores poderão dar algumas orientações coletivas, dependendo do desenvolvimento de cada turma, porém as orientações para os projetos serão essencialmente individuais ou por cada grupo.

  • Coordenador – Prof. Me. Nelson Solano Vianna
    Coordenador – Prof. Me. Nelson Solano Vianna
    Diretor da Geros Arquitetura, é também consultor autônomo na área de Conforto Ambiental e Eficiência Energética nas Edificações desde 1979. Arquiteto e mestre em arquitetura pela FAU-USP, atuou como professor de universidades conceituadas como a própria FAU-USP, Poli-USP, Universidade Federal de Santa Catarina e outras universidades públicas e privadas. Ex-pesquisador do NUTAU-USP, foi também arquiteto bolsista do Ministério das Relações Exteriores da Itália junto ao Instituto do Ambiente Construído da Faculdade de Arquitetura do Politécnico de Turim. Atualmente é auditor do HQE-AQUA e gerente técnico do PROCEL EDIFICA junto à Fundação Vanzolini ligada à Poli-USP.
  • Profª Dra. Silvia Bigoni
    Profª Dra. Silvia Bigoni
    Arquiteta e Urbanista pela Universidade Braz Cubas, Doutora e Mestre na Área de Tecnologia da Arquitetura pela Universidade de São Paulo, com formação em Administração de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas/SP. Docente dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu “Master em Lighting Design” pelo IPOG-Instituto de Pós-Graduação e Graduação, “Light Design” pelo Centro Universitário Belas Artes”, “Arquitetura Comercial & Visual Merchandising: Light Design voltada às instalações comerciais” – FMU, “Arquitetura, Design de Interiores e Iluminação do Instituto Navigare” Coordenadora da Comissão de Estudos Acadêmicos da ASBAI – Associação Brasileira de Arquitetos do Brasil; Atua como consultora na empresa Lucchi Ltda, distribuidora de componentes e soluções em LEDs; Atuou como projetista de iluminação, com projetos em diversas áreas: residenciais, comerciais, industriais e eficiência energética. Atuou 10 anos na OSRAM do Brasil na área de marketing de produtos e comercial.

Horários
Início: 08h30
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00
Obs.: Cada hora/aula tem 50 minutos de duração.
O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso, como anexo ou via link em nuvem)
Material de Apoio;
Serviço de Coffee-breaks;
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)
Observações
Recomendamos levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.