Curso de Construção Industrializada, Modular e Offsite – Online (ao vivo pela internet)
Introdução
Acesse o hotsite do curso: www.construcao40.com.br
As três primeiras revoluções industriais foram impulsionadas, respectivamente, pelo vapor, pela eletricidade e pelo computador. A era digital e todo o seu arcabouço tecnológico, instalou e impulsionou a quarta revolução industrial. A Indústria 4.0 - denominação adotada para a quarta revolução industrial - está instalada nos setores industriais e nos países mais desenvolvidos do mundo, explorando os benefícios proporcionados pela digitalização, aplicada à inovação, em produtos, processos e para gerar ganhos mais expressivos de produtividade.
A construção, ao contrário da indústria, não se beneficiou da digitalização, no que tange à melhoria de processos, inovação e ganhos de produtividade. Obras com problemas de qualidade, que atrasam e geram maior custo são frequentes, afetam a imagem do setor, criam desgastes e afastam investidores.
De acordo com o relatório do World Economic Forum de 2016, “Shaping the Future of Construction. A Breakthrough in Mindset and Technology”, todos os dias, no mundo todo, mais de 200.000 pessoas migram para as áreas urbanas. Todo este contingente humano tem necessidades a serem atendidas, no que tange à habitação, infraestrutura social, transporte, serviços públicos, saúde e educação.
Aponta-se um déficit de 7,8 milhões de unidades no mercado habitacional no Brasil, em 2019, conforme pesquisa da ABRAINC, embasada em dados do IBGE. Muito mais preocupante que isso é défict projetado para 2030, de 30,7 milhões de unidades, conforme estudo do economista Robson Gonçalves, da FGV, encomendado pela ABRAINC, também elaborado a partir de dados do IBGE.
A construção tradicional tem se mostrado incapaz de garantir previsibilidade, sendo bastante comum o atraso dos prazos de projeto e de obras, bem como os aumentos de custo de construção, além dos problemas de qualidade, por falhas de projeto e de execução, o que implica em retrabalho e aumento dos custos de operação e manutenção.
Para solucionar estes problemas, o setor de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) terá que necessariamente se inserir fortemente e com rapidez na construção off-site e na industrialização, explorando o máximo da tecnologia e inovação. As diretrizes para isso já foram lançadas. A Construção Modular tem se mostrado competente para resolver os problemas da construção tradicional, garantindo previsibilidade e resultando em redução de prazos de até 50% e de custos, de até 20% (McKinsey, 2017).
Os fundamentos para a industrialização da construção exploram várias ferramentas tais como: a Pré-construção e a Fast construction, Engenharia e Análise do Valor (EAV), Target Costing, Engenharia Simultânea, Lean Construction, o Building Information Modeling (BIM), Logística industrial, Strategic sourcing e Supply Chain 4.0.
O curso de Construção Industrializada, Modular e Offsite tem como objetivo preparar os caminhos para a industrialização da construção, através de uma abordagem moderna, aprofundando-se nestes conceitos e ferramentas e, sobretudo, na Construção Off-site e na Construção Modular. Serão explorados ainda os principais sistemas construtivos industrializados, os processos de fabricação e montagem.
Completando o conteúdo, serão abordados tópicos como estudo de viabilidade, gestão da qualidade, controle do projeto e da produção, ensaios, prototipagem, norma de desempenho. Também fazem parte do programa, os passos para a criação de uma startup, bem como para o seu desenvolvimento e estruturação financeira, finalizando com vários exemplos práticos de produtos e empreendimentos, onde estes conceitos e processos foram empregados, com sucesso.
O que você vai aprender
Você aprenderá sobre a evolução da industrialização da construção, tecnologia e inovação na construção, bem como conceitos e fundamentos para a industrialização da construção, requisitos e critérios de desempenho para sistemas construtivos, Engenharia Simultânea, Lean Construction, Engenharia e Análise do Valor (EAV), Target Costing, BIM, Supply Chain 4.0, Logística & Strategic Sourcing, Pré-construção e Fast Construction.
Também compõem o conteúdo, a Construção Modular, incluindo arquitetura e projeto modular, tipos de chassi estrutural (estrutura pré-fabricada metálica, de concreto, de madeira engenheirada – Madeira Laminada Colada, Light Steel Framing e Wood Framing), tipos de painéis (de concreto pré-fabricado, metálico, de madeira engenheirada – Cross Laminated Timber, isotérmico, de ACM, painel Wall, de Vidro, placas cimentícias e Drywall).
Completam o aprendizado, diretrizes, conceitos e exemplos de alguns sistemas diferentes de fabricação e montagem de produtos da construção off-site e modular, gestão e controle de projeto e da produção, qualidade e processos e ainda, estudos de viabilidade, análise da qualidade de investimentos, diretrizes para a ideação, planejamento e desenvolvimento de uma startup, modelos de negócios, valuation, captação e pitches, dando subsídios para os alunos que desejarem empreender no universo da construção off-site e na construção modular.
Como irá se beneficiar
O participante estará se preparando para o futuro da construção, em direção à Construção 4.0, adquirindo embasamento para ingressar na construção off-site e modular, entendendo a diversidade de opções de materiais, componentes e sistemas construtivos disponíveis, preparando-se ainda para empreender nestas áreas, que permitem ganhos substanciais de produtividade, desempenho e qualidade, para resolver os principais problemas da construção tradicional, com maior rapidez, menor custo e desperdício, produzindo ainda produtos mais sustentáveis.
Público-alvo
Engenheiros, arquitetos, tecnólogos, estudantes de engenharia, arquitetura e tecnologia, interessados tecnologia e inovação da construção, bem como na construção off-site, na construção modular e em sistemas construtivos industrializados, que atuam no setor de Arquitetura, Engenharia e Construção (EAC) e ainda, no segmento de Incorporação Imobiliária, em empresas privadas e públicas, nas atividades de consultoria, projeto, gerenciamento, fiscalização, prestação de serviços, fabricação de materiais e de sistemas construtivos.
Duração
124 horas de aulas + 6 horas de visita guiada presencial.
Modalidade
Online ao vivo*
*Disponibilizaremos, em nossa plataforma, o acesso à gravação das aulas para estudo e pesquisa.
1 Caminhos para a Indústria 4.0
1.1 Caminhos para a Indústria 4.0
1.2 A industrialização e a construção modular, no contexto da história da industrialização e das grandes invenções
1.3 Pré-construção e Fast construction
1.4 Barreiras para a industrialização
1.5 Construção Industrializada, Construção off-site e Construção Modular: Conceitos
1.6 Insights para uma Construção atenta aos novos paradigmas das 4ª e 5ª Revoluções Industriais
2 Tecnologia e Inovação na Construção
2.1 A inovação no setor de construção
2.2 O lado humano da inovação | O case Urbic – Estratégia de negócio imobiliário apoiada na inovação de processos construtivos
3 Fundamentos para a industrialização da construção
3.1 Requisitos e critérios de desempenho para sistemas construtivos
3.2 Engenharia e Análise do Valor (EAV) e Target Costing
3.3 Engenharia Simultânea e Lean Construction
3.4 Supply Chain 4.0
3.5 Logística industrial & Strategic sourcing
3.6 A Pré-construção e a Logística aplicadas à racionalização e à industrialização da construção
4 Building Information Modeling (BIM)
4.1 O BIM aplicado em empresas de AEC
4.2 Projeto de Sistemas Prediais em BIM
5 Construção Modular: sistemas construtivos, materiais e componentes
5.1 Arquitetura e Projeto Modular
5.2 Chassi estrutural: conceitos e projeto
5.2.1 O aço na construção industrializada
5.2.2 Estrutura metálica industrializada
5.2.3 Estrutura metálica pré-fabricada
5.2.4 Estrutura de concreto industrializada
5.2.5 Estrutura de madeira e Madeira Engenheirada – MLC (Madeira Laminada Colada)
5.2.6 Light Steel Framing
5.2.7 Wood Framing
5.3 Painéis de vedação: conceitos e projeto
5.3.1 De concreto pré-fabricado
5.3.2 Painéis arquitetônicos de concreto para vedação externa
5.3.3 Painéis Metálicos Autoportantes
5.3.4 Madeira Engenheirada – CLT (Cross Laminated Timber)
5.3.5 Painéis Isotérmicos
5.3.6 ACM
5.3.7 Painéis de GRC
5.3.8 Desempenho em vedações
5.3.9 Apresentação Institucional – Saint-Gobain
5.3.10 Linhas de Produtos para a Construção Civil
5.3.11 Serviços Técnicos e Projetos
5.3.12 Soluções Industrializadas e Fachadas Leves
6 Fabricação e Montagem
6.1 Introdução, diretrizes e conceitos
6.2 Fabricação e Montagem (I)
6.3 Fabricação e Montagem (II)
6.4 Fabricação e Montagem (III)
6.5 Fabricação e Montagem (IV)
6.6 Fabricação e Montagem (V)
6.7 Design para fabricação e montagem (DFMA)
6.8 Automação e robotização da produção
7 Manufatura aditiva (Impressão 3D)
8 Smart Cities
9 Empreendimentos sustentáveis e o ESG como geração de valor econômico, frente aos desafios da sociedade contemporânea
10 Estudo de Viabilidade | Análise da Qualidade do Investimento
11 Programação, Gestão e Controle da Produção
11.1 Gestão & Controle de Projeto e Produção
11.2 Programação e Controle da Produção
11.3 Sistemas para Gestão e Controle de Projeto e da Produção
12 Qualidade e Processos
13 Criação de uma startup: caminhos para desenvolvimento e funding
13.1 Introdução / Organizações Exponenciais / Princípios da Nova Economia / Dores & Oportunidades
13.2 Fases: Ideação / Prototipação / MVP / Go-to-Market / Growth
13.3 Modelos de negócio / Financials / Valuation / Estruturação para captação / Pitches
14 Aplicações e exemplos práticos
14.1 Pré-construção, Construção Industrializada e Construção Modular – Exemplos
14.2 Construção Modular – Status no Mundo e Exemplos
15 Visita guiada a uma empresa de Construção Modular
-
Adm. Fábio Luis De Gerone
-
Adm. Paulo Perez
-
Adv. Fernanda Castanheira
-
Arq. Estefania Graciela Carré
-
Arq. Marcelo Aflalo
É presidente do Núcleo de Referência em Tecnologia da Madeira, coordenador da Pós graduação Arquitetura em Madeira: Projeto e Tecnologia promovida pelo IPT. Docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da FAAP e sócio proprietário da Univers arquitetura e design. -
Arq. Myriam Tschiptschin
-
Arq. Pedro V. Moreira
-
Arq. Roberto Antonio Becker
-
Arq. Thiago Nieves
Em 2021, foi convidado a participar e integrou o desenvolvimento e coordenação dos projetos de construção modular da empresa ARATAU Construção Modular.
Tem como principal interesse paralelo a exploração de programação visual (Dynamo) e programação em Python para criação de rotinas de automação para processos digitais de projeto. -
C. Computação Fabio Gomes
Experiência nos setores de AEC (Engenharia e Construção de Arquitetura), Transporte e Infraestrutura Urbana (incluindo Utilities), Energia, Recursos Naturais (Mineração, Petróleo e Gás) e Manufatura, nos mercados brasileiro e latino-americano. Mestre em gestão para competitividade na FGV EAESP. Especialização em geoprocessamento pela UFMG-IGC e sistemas de telecomunicações pela PUCMG. Bacharel em ciência da computação pela PUCMG .
Gerente de Alianças para América Latina na Dassault Systèmes, prof. FGV EAESP – Programa de Educação Executiva e Pesquisador no Centro de tecnologia de informação aplicada (FGVcia) abordando transformação digital na indústria de transformação. Já trabalhou em empresas como Autodesk, Bentley Systems, IBM, Telefônica, CEMIG. -
Coordenador Eng. Paulo Oliveira
- Eng. Civil (Itajubá-MG). Pós-graduado em várias disciplinas pela POLI/USP;
- MBA pela FIA-USP e Mestrando em Inovação na Construção pela POLI-USP;
- Project Manager Professional (PMP) pelo PMI;
- 20 anos como executivo e dirigente de indústrias de produtos para construção (Fosroc, Denver e Sika);
- 15 anos como diretor de empresas de engenharia, construção e incorporação (Método, JHSF, Brookfield/TEGRA e Mutual), tendo sido CEO de Incorporações da JHSF e CEO da Mutual;
- É professor convidado dos cursos de Mestrado do IPT, bem como de graduação e pós-graduação da FGV, Mackenzie, POLI-Integra, FAAP e Instituto ITIE;
- Foi presidente da Associação Brasileira da Construção Industrializada (ABCI);
- Coordenou o Comitê CT-501 do IBRACON que elaborou a norma NBR 14.050 da ABNT – Revestimentos de Alto Desempenho (RAD) para pisos;
- Mais de 50 trabalhos técnicos publicados no Brasil e no exterior;
- Foi conselheiro da revista Téchne e coordenador editorial das revistas Pisos Industriais e Impermeabiliza;
- Escreve artigos sobre tecnologia, inovação, industrialização da construção e construção modular para o Buildin, Construliga, C3 – Clube da Construção Civil e Linkedin;
- É Presidente do Conselho e Coordenador do Núcleo de Conteúdo do C3 – Clube da Construção Civil;
- É CEO da ARATAU Construção Modular.
-
Eng. Alan Ricardo Dias
-
Eng. Alexandre Pandolfo
- Eng. Civil (POLI-USP);
- Especialização em Gestão de Negócios (ESPM e Fundação Dom Cabral);
- Ampla experiência comercial, em marketing e inovação, em indústrias de produtos para a construção e empresas de engenharia e construção de porte, tais como ULMA, MILLS, LAFARGE-HOLCIM e AUTODOC;
- É sócio-diretor da Texta Consulting & Business Development;
- Head de operações da ABRASFE;
- Ex-CEO da ConstruLiga e CoFounder da Liga Next;
- É Articulista, mentor, investidor de startups e Business Advisor da Potato Valley Ventures.
-
Eng. Antonio Gilberto de Freitas Filho
Diretor Geral do Instituto de Tecnologias de Industrialização das Edificações – ITIE.
Idealizador do Programa Educacional Inteligência MultiConstrutiva – IMC².
30 anos de experiência em Métodos Modernos de Construção, com especial interesse nos Sistemas Construtivos Light Wood Framing, Light Steel Framing, Cross Laminated Timber e nos processos de produção industrial de Edificações Modulares.
Professor e Coordenador das Pós-Graduações em Projeto e Construção de Edificações nos Sistemas Construtivos Light Steel e Wood Framing e Construção Off-site – Arquitetura e Engenharia de Edificações Modulares.
Curador do Fórum da Construção Off-site – FOCOS e organizador a Escola Expo Off-site.
Autor do livro digital: Construção Off-Site: Revolucionando a Construção Civil brasileira através do conceito de Inteligência MultiConstrutiva – IMC². -
Eng. Ariovaldo Denis Granja
-
Eng. Carlos Alberto Fevereiro
-
Eng. Edison Tateishi
-
Eng. Francisco Pedro Oggi
Atua como consultor em industrialização da construção através dos sistemas CLT, TILT-UP e TOTALPRE. -
Eng. Gustavo Monteiro de Barros Chodraui
Atua na área técnica/comercial da Codeme Engenharia. É consultor técnico e de inovação na MB Chodraui Administração e Participações Ltda. Consultor técnico da Revista da Estrutura de Aço (REA-CBCA). Professor adjunto na PUC-BH em cursos de Pós-Graduação. Professor em cursos de Pós-Graduação em Goiás e Rio Grande do Sul. Tutor do módulo Construction Project Management na Coursera. Membro do Comitê da ABNT para a revisão da norma brasileira NBR8800 E palestrante no Brasil e exterior -
Eng. Jonathan Degani
-
Eng. Mercia Maria Semensato Bottura de Barros
-
Eng. Murillo André Mendonça
-
Eng. Uira Watanabe Falseti
Criação de estratégias, soluções, ferramentas, processos e tecnologias inovadoras que expandiram e alavancaram empresas e negócios de expressão nacional e internacional.
Hábil na condução de negociações em ambientes multiculturais, na liderança de projetos e treinamento de equipes multifuncionais, Liderando equipe cross e atuando no acompanhamento físico e financeiro dos projetos sob sua responsabilidade (desafiar desvios de prazos, execução, análise de indicadores).
Estrategista visando as práticas mais inovadoras para a Construção Civil e suas principais tendências mundiais.
Vivência profissional internacional na Alemanha, Dinamarca e Holanda e participações em feiras internacionais na Europa e EUA.
-
Enga. Adriana Nunes Machado
-
Enga. Elisabete Kudo
-
Enga. Livia de Faria Lopes
-
Enga. Maria Angelica Covelo Silva
-
Enga. Shirlei Ribeiro D’Amico
Datas – 2as e 4as feiras
6, 8, 11, 15, 20, 22, 27 e 29/3;
3, 5, 10, 12, 17, 19, 24 e 26/4;
3, 8, 10, 15, 17, 22, 24, 29 e 31/5;
5, 14, 19, 21, 26 e 28/6 de 2023.
(2as e 4as feiras)
Horários
Início: 18h30 às 20h30
Intervalo: 20h30 às 20h45
Encerramento: 20h45 às 22h45
Condições de Pagamento
- PIX
- Á vista no cartão de crédito ou boleto bancário;
- Em até 4 vezes sem juros no cartão de crédito;
- Em até 4 vezes sem juros no boleto bancário*.
*Esta opção deverá ser solicitada pelo e-mail relacionamento@aea.com.br ou WhatsApp +55 (11) 9 4477-0533.
O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes até 24 horas da data de início de cada aula);
Certificado de Participação Digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso).
Informações gerais
O programa tem duração de 124 horas online, ao vivo pela internet, em 32 módulos de 4 horas cada + 6 horas de visita técnica guiada presencial.
O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por e-mail até 1 hora antes da transmissão oficial.
O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única.
Caso não consiga participar do evento ao vivo, em parte ou todo, será possível acessar à gravação, em nossa plataforma, pelo período de 90 dias.
Você poderá participar a partir de qualquer computador conectado à rede e poderá interagir em tempo real, através do chat.
Gravação e compartilhamento do conteúdo
Fica terminantemente proibido, sob pena da Lei, a gravação e o compartilhamento das aulas, em vídeo, áudio ou fotografia, no todo ou em partes, por qualquer meio, salvo quando houver prévia e expressa autorização dos organizadores.
Observações
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos;
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.