O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER

Conceitos e fundamentos da corrosão da armadura: processos de iniciação da corrosão (carbonatação ou cloretos), mecanismo eletroquímico, efeitos patológicos à estrutura de concreto e sintomatologia típica. Aspectos preventivos (de projeto e especificação de materiais e de execução e manutenção da estrutura), métodos e parâmetros de desempenho (indicadores de durabilidade ao dispor da especificação e controle dos concretos), técnicas de avaliação, diagnóstico e inspeção estrutural, e procedimentos gerais voltados à reabilitação/recuperação estrutural.

COMO IRÁ SE BENEFICIAR

Irá se beneficiar mediante a assimilação um conteúdo atual e consubstanciado, focado nos aspectos mais relevantes da problemática da corrosão das armaduras incidente em estruturas de concreto. Trata-se de um tema que possui uma fundamentação teórica, porém o presente minicurso propõe uma abordagem prática e aplicada dos processos preventivos, de avaliação e diagnóstico da corrosão, e de inspeção e recuperação estrutural.

PÚBLICO-ALVO

Engenheiros, arquitetos, tecnólogos, técnicos em edificações, mestres de obra e outros profissionais atuantes na área de construção civil.

DURAÇÃO

14 horas

MODALIDADE

Online ao vivo*

AULA 1

Introdução ao curso: apresentação geral do escopo temático e contextualização do tema com justificativas que incluem considerações sobre o custo da corrosão, sobre a incidência e reincidência do fenômeno e sobre os efeitos à segurança estrutural e riscos aos usuários.

Conceitos e fundamentos da corrosão da armadura: definições e conceituações básicas. Condições termodinâmicas do aço no concreto, com base no Diagrama de Pourbaix e no arcabouço termodinâmico típico do meio cimentício, com detalhes da passivação da armadura. Modelo de vida útil de Tuutti: iniciação e propagação da corrosão da armadura. Período de iniciação: indução principal da corrosão por carbonatação do concreto ou pela ação de cloretos, e considerações relativas aos processos de lixiviação do concreto e do ataque por substâncias ácidas. Período de propagação: cinética da corrosão ativa, com destaque ao mecanismo eletroquímico da corrosão metálica no concreto – reações anódicas (oxidação do ferro) e catódicas (redução de oxigênio), corrente e potencial de corrosão. Efeitos patológicos nas estruturas de concreto: produtos de corrosão; deterioração do aço e da aderência aço-concreto; fissuras, trincas, lascamento e destacamento do concreto; deformações estruturais, etc. Sintomatologia típica do fenômeno com ilustrações gerais de cases de corrosão em estruturas de concreto.

AULA 2

Aspectos preventivos da corrosão da armadura no concreto: orientações prescritivas da ABNT NBR 6118: 2021, no âmbito do projeto de estrutura (classes de agressividade ambiental e prescrições para fck mínimo, relação água/cimento máxima, cobrimento nominal mínimo e abertura máxima característica de fissura). Contribuições da tecnologia do concreto visando ao melhor desempenho do sistema estrutural em face dos ambientes corrosivos típicos. Considerações sobre as técnicas de bem construir (mistura, transporte, lançamento, adensamento, cura e acabamento) como ações fundamentais à concepção de uma estrutura durável e sustentável.

AULA 3

Métodos e parâmetros de desempenho do concreto em face dos mecanismos iniciadores de corrosão – métodos auxiliares para especificação e controle de concretos (indicadores de durabilidade): carga elétrica passante e coeficientes de difusão e migração de cloretos – métodos e critérios de avaliação; ensaio de carbonatação acelerada (métodos de pré-condicionamento, ensaios e parâmetros); e outros métodos (resistividade elétrica volumétrica e superficial, permeabilidade ao ar – Método Torrent, permeabilidade ao gás – Método CEMBUREAU, etc.).

Técnicas para avaliação e diagnóstico da corrosão e adjuvantes na inspeção estrutural: a) em laboratório – técnicas eletroquímicas (resistência de polarização – Rp, impedância eletroquímica – EIS e curvas de polarização) e determinação dos teores de cloretos; b) de aplicação in situ – determinação das frentes de carbonatação e cloretos, potenciais de corrosão e mapeamento de potenciais, velocidades de corrosão por meio da técnica de Rp (Equipamento GECOR) e resistividade elétrica aparente superficial. Considerações sobre outras técnicas auxiliares: termografia infravermelho, radar de penetração e tomografia de ultrassom, e diretrizes para inspeção visual.

AULA 4

Reabilitação da estrutura de concreto: procedimento tradicional de recuperação da estrutura com corrosão da armadura (materiais e técnicas de reparo/reforço estrutural) e considerações sobre os seguintes processos de reabilitação estrutural: proteção catódica por corrente impressa, remoção eletroquímica de cloretos e realcalinização do concreto (química e eletroquímica).

  • Prof. Dr. Oswaldo Cascudo
    Prof. Dr. Oswaldo Cascudo
    Com mestrado e doutorado pela EP.USP (1991 e 2000) e pós-doutorado no INSA (Institut National des Sciences Appliquées) de Toulouse (França, 2004), é constituinte de uma equipe pioneira nos trabalhos em durabilidade do concreto no Brasil, tendo, em quase 37 anos de atuação profissional, coordenado importantes projetos e trabalhos de consultoria na área da patologia e terapia das construções. Dentre suas inúmeras produções, estão os destacados livros “O Controle da Corrosão de Armaduras em Concreto” (PINI/UFG, 1997) e “Durabilidade do Concreto” (IBRACON, 2014). É Prof. Titular da Universidade Federal de Goiás – UFG, lotado na Escola de Engenharia Civil e Ambiental – EECA, e atua como orientador de mestrado e doutorado (pesquisador sênior) no PPGGECON – Programa de PG em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil. Na EECA/UFG, coordena o LABITECC – Laboratório de Inovação tecnológica em Construção Civil, o Lab. de Durabilidade e Corrosão e o GEDUR – Grupo de Estudos em Durabilidade. É membro internacional da RILEM e do ACI e, nacionalmente, atua no IBRACON, sendo também pesquisador do CNPq.

O que está incluso
– Material didático de apoio, digital em PDF (disponibilizado por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso).
– Certificado de Participação digital – Para cada inscrição, será emitido um único Certificado de Participação digital, que será entregue no prazo de até 15 dias após a conclusão do curso. (Favor atentar a correta grafia do seu nome no ato da inscrição online).

Informações gerais
O programa tem duração de 14 horas, distribuídas em 4 dias, em períodos de 3,5 horas cada.

O evento será realizado à distância e transmitido ao vivo pela internet.

Caso não consiga participar integralmente do evento ao vivo, será possível acessar à gravação, em nossa plataforma, durante todo o período de realização do curso, + 1 semana.

O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por e-mail até 1 hora antes da transmissão oficial.

O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única.

Você poderá participar a partir de qualquer computador conectado à rede e poderá interagir em tempo real, através do chat.

Gravação e compartilhamento do conteúdo

Fica terminantemente proibido, sob pena da Lei, a gravação e o compartilhamento das aulas, em vídeo, áudio ou fotografia, no todo ou em partes, por qualquer meio, salvo quando houver prévia e expressa autorização dos organizadores.

Observações
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;

Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;

O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos;

Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.