O que você vai aprender

Aprenda sobre gestão integrada na construção, gestão e coordenação de projetos e qualificação de produtos, com uma visão mais ampla dos aspectos da qualidade na construção.

Como irá se beneficiar

Adquirindo mais conhecimentos e atualizando-se sobre qualidade na construção de edificações, com possibilidade de interação online com docentes especialistas nos temas.

Público alvo

Engenheiros, arquitetos, tecnólogos e profissionais atuantes na área de materiais de construção, em empresas de projeto e em empresas construtoras.

Duração

14 horas

Modalidade

online ao vivo

QUALIDADE DE PRODUTOS

Para especificar e empregar um produto já consagrado pelo uso, comumente chamado de material de construção, é fundamental conhecer os processos de certificação de conformidade e de qualificação prévia, para maior assertividade seja na fase de projeto, seja na fase de execução. No caso de produtos ou sistemas inovadores, é importante conhecer o processo de avaliação técnica, elaboração de diretrizes técnicas e de concessão de documentos de avaliação técnica, para a adequada escolha do sistema.

Serão apresentadas as formas existentes e as informações disponíveis, para que projetistas e construtores possam adotar as informações consistentes disponibilizadas por fabricantes, produtores e sistemistas.

COORDENAÇÃO E QUALIDADE NOS PROJETOS DE EDIFICAÇÕES

É na fase de projeto que são definidas as principais características de um empreendimento, não só do produto, más também de qualidade, desempenho, custo de produção, operação e manutenção, entre outras.  São essas características que vão influenciar diretamente no desempenho competitivo da empresa construtora e incorporadora, na medida em que vão definir, não só o sucesso de vendas, más também os resultados em todas as etapas subsequentes, inclusive, na imagem da empresa perante o mercado.

Serão discutidos os modelos adotados atualmente pelas empresas construtoras e incorporadoras, as vantagens na adoção de um sistema estruturado e os possíveis riscos da não adoção de uma coordenação e gestão de projetos adequada, sendo apresentado um modelo, com base nas melhores práticas do mercado. Também serão discutidos aspectos relativos à análise de risco, análise de custo, planejamento e controle, entre outros assuntos diretamente relacionados à atividade de coordenação de projetos.

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA NA EMPRESA CONSTRUTORA

Não é novidade que para uma empresa obter resultados positivos e o crescimento sustentável em seus negócios é fundamental ter um bom Sistema de Gestão, enxuto e atual, alinhado com as novas exigências dos clientes e das partes interessadas, que dê suporte aos seus processos e que promova a melhoria contínua. Assim, considerando o contexto atual, com uma crescente adoção de políticas ESG pelo mercado, governo e sociedade, serão apresentados nas aulas conceitos, controles e boas práticas de um sistema de gestão integrada em Construtoras, que tratam das questões da qualidade aliadas as questões relativas à da segurança e saúde do trabalhador, inovação e gestão ambiental, para que o aluno torne-se consciente dessas ferramentas existentes sobre gestão da qualidade e gestão integrada e estar sensibilizado sobre os problemas do setor e de como contribuir dentro de sua empresa para a mitigação e controle dos riscos pertinentes ao negócio e para o alcance de seus objetivos de forma mais assertiva.

  • Prof. Dr. Cláudio Vicente Mitidieri Filho
    Prof. Dr. Cláudio Vicente Mitidieri Filho
    Engenheiro civil, mestre e doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador sênior no Laboratório de Tecnologia e Desempenho de Sistemas Construtivos, na área de Habitação e Edificações (HE) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Docente e coordenador da área de Concentração em Tecnologia de Construção de Edifícios no Mestrado Profissional em Habitação do IPT. Atua nas áreas de Construção Civil, com ênfase em Processos e Sistemas Construtivos, Avaliação de Desempenho de Sistemas Construtivos, Desempenho de Edificações Habitacionais e Qualidade na Construção de Edifícios. É membro do Comitê Editorial da Revista Concreto e Construções, do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON).
  • Prof. MSc. Marco Antonio Manso
    Prof. MSc. Marco Antonio Manso
    Mestre em Habitação: Planejamento e Tecnologia em Construção de Edifícios pelo IPT , professor convidado dos cursos de Pós Graduação em Gerenciamento de Empreendimentos na Construção Civil da Universidade Mackenzie e do Mestrado Profissional em Habitação do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, autor do livro Gestão e Coordenação de Projetos em Empresas Construtoras e Incorporadoras: da Escolha do Terreno à Avaliação Pós-ocupação. Com mais de 30 anos de experiência profissional em construtoras e incorporadoras, nas áreas de Coordenação de Projetos, Orçamentos, Controle de Custos e Prazos e apoio à incorporação na Viabilização de Empreendimentos imobiliários. Desde 2014 à frente da Habiplano Consultoria em Projetos, empresa especializada em gerenciamento e compatibilização de projetos, prestando serviços para empresas do setor imobiliário.
  • Prof. MSc. Marco Aurélio Guerra
    Prof. MSc. Marco Aurélio Guerra
    Marco Guerra construiu sua carreira profissional, iniciada em 1997, dedicando-se a promover a melhoria dos resultados (financeiros, qualidade e sustentabilidade) e o controle dos riscos das empresas. Engenheiro Civil e Mestre em Habitação na área de Tecnologia em Construção de Edifícios pelo IPT com especialização em Administração de Empresas e em Engenharia de Segurança do Trabalho (PECE da Poli USP). Auditor Lead Assessor nas normas ISO 9001, PBQP-H, QUALIHAB, ISO 14001, OHSAS 18001 e ISO 45001. Profissional com mais de 24 anos de experiência na Construção Civil, tendo atuado por 11 anos em Construtoras e Incorporadoras no gerenciamento de obras e coordenação de SGQ, e atua, há mais de 13 anos, como consultor em áreas relacionadas à implantação, manutenção, melhoria, treinamentos e auditoria em Sistema de Gestão da Qualidade e Integrada (Qualidade, Ambiental, e Saúde e Segurança do Trabalho) e certificações (PBQP-H, ISO 9001, entre outras). Professor convidado nos cursos de Mestrado Profissional do IPT e  de pós-graduação de Gerenciamento de Empreendimentos na Construção Civil do Mackenzie. Coautor do livro Sistema de Gestão Integrada (SGI) em construtoras de edifícios: como planejar e implantar um SGI. Coautor do 2º capítulo do Livro de Materiais de Construção Civil do IBRACON (3ª Ed., 2017), onde foi abordado o tema Qualidade e Desempenho na Construção de edificações habitacionais.

O que está incluso
– Material didático de apoio, digital em PDF (disponibilizado por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso).
– Certificado de Participação digital – Para cada inscrição, será emitido um único Certificado de Participação digital, que será entregue no prazo de até 15 dias após a conclusão do curso. (Favor atentar a correta grafia do seu nome no ato da inscrição online).

Informações gerais
O programa tem duração de 14 horas, distribuídas em 4 dias, em períodos de 3,5 horas cada.

O evento será realizado à distância e transmitido ao vivo pela internet.

Caso não consiga participar integralmente do evento ao vivo, será possível acessar à gravação, em nossa plataforma, durante todo o período de realização do curso, + 1 semana.

O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por e-mail até 1 hora antes da transmissão oficial.

O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única.

Você poderá participar a partir de qualquer computador conectado à rede e poderá interagir em tempo real, através do chat.

Gravação e compartilhamento do conteúdo

Fica terminantemente proibido, sob pena da Lei, a gravação e o compartilhamento das aulas, em vídeo, áudio ou fotografia, no todo ou em partes, por qualquer meio, salvo quando houver prévia e expressa autorização dos organizadores.

Observações
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;

Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;

O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos;

Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.