Existem muitos cursos de iluminação no mercado brasileiro, mas poucos ou nenhum com este caráter eminentemente prático de projeto. Este é o grande diferencial do curso de Projetos de Iluminação Comercial: implementar através de um projeto real todos os conceitos teóricos já recebidos pelos participantes em cursos anteriores.Pré-requisitos para o Curso de Atelier Prático de Projetos de Iluminação Comercial
É fundamental, que os participantes já tenham conhecimentos prévios de iluminação, por meio de outros cursos já realizados, inclusive de cálculo luminotécnico. Será necessária a comprovação em relação aos mesmos pelo envio à AEA de atestados de participação, quando da inscrição para o curso, obviamente quando estes cursos prévios não tiverem sido cursados na própria AEA. Neste último caso esta comprovação é automática.É obrigatório levar LAP TOP com AutoCad ou outro programa gráfico de projeto arquitetônico além dos programas do OFFICE.

É recomendável, mas não obrigatório, que os participantes tenham conhecimento do software DIALUX. Os alunos que tiverem poderão também desenvolver o projeto por meio do software. Os alunos que não tiverem desenvolverão o projeto com o auxílio de outras ferramentas.

É recomendável, mas não obrigatório que os alunos que tiverem catálogos eletrônicos ou impressos de fontes e luminárias os levem.

É obrigatório que os alunos levem: lápis, borracha, escala, esquadro e algumas folhas de papel manteiga.

Para os alunos que queiram levar seus próprios projetos é absolutamente obrigatório que os enviem antecipadamente aos professores do curso para avaliação prévia e aprovação dos mesmos para uso do exercício prático. Para tal, terão de enviar sempre em arquivo PDF: pelo menos plantas e cortes, podendo complementar com fachadas (elevações), perspectivas e fotos. Todos os arquivos deverão estar devidamente identificados e ZIPADOS, sendo que o nome do arquivo zipado será o nome do próprio aluno. Não há garantia automática que os mesmos sejam aprovados pelos professores do curso. Caso não sejam, os alunos utilizarão os projetos levados pelos próprios professores.

O que você vai aprender

A aplicação prática de todos os conceitos relacionados à iluminação comercial: partido luminotécnico, sistemas de iluminação, fontes, luminárias, definição de circuitos de acendimento e dimensionamento da instalação.

Público-alvo

O curso de Projetos de Iluminação Comercial de destina aos Arquitetos, Engenheiros, Arquitetos de Interiores, Decoradores, Light Designers, Estudantes, e demais profissionais interessados ou ligados ao tema.

Duração

20 horas

IntroduçãoApresentação dos professores;
Apresentação do conteúdo do curso e metodologia;
Apresentação dos projetos propostos nos cursos pelos professores.

Primeira etapa de projeto
Análise do projeto, definição das estratégias principais de iluminação e de partido luminotécnico e dos sistemas de iluminação.
Apresentação dos resultados da primeira etapa para avaliação.

Segunda etapa de projeto

Especificação de todas as luminárias (fornecedor, modelo e código comercial);
Especificação das lâmpadas – tipo, potência, características técnicas, fornecedor e código comercial;
Especificação dos equipamentos auxiliares – reatores, transformadores, dimerizadores, etc. (tipo, fornecedor e código comercial);
Especificação da potência total instalada e distribuição dos circuitos de comando-acendimento (não os elétricos);
Elaboração de pré-relatório técnico;
Apresentação dos resultados da segunda etapa para avaliação.

Metodologia

Os projetos poderão ser realizados individualmente, ou em grupo, dependendo das orientações dos professores em cada turma;
Os professores poderão dar algumas orientações coletivas, dependendo do desenvolvimento de cada turma, porém as orientações para os projetos serão essencialmente individuais ou por cada grupo.

  • Coordenador – Prof. Me. Nelson Solano Vianna
    Coordenador – Prof. Me. Nelson Solano Vianna
    Diretor da Geros Arquitetura, é também consultor autônomo na área de Conforto Ambiental e Eficiência Energética nas Edificações desde 1979. Arquiteto e mestre em arquitetura pela FAU-USP, atuou como professor de universidades conceituadas como a própria FAU-USP, Poli-USP, Universidade Federal de Santa Catarina e outras universidades públicas e privadas. Ex-pesquisador do NUTAU-USP, foi também arquiteto bolsista do Ministério das Relações Exteriores da Itália junto ao Instituto do Ambiente Construído da Faculdade de Arquitetura do Politécnico de Turim. Atualmente é auditor do HQE-AQUA e gerente técnico do PROCEL EDIFICA junto à Fundação Vanzolini ligada à Poli-USP.
  • Prof. Me. Ruy Soares
    Prof. Me. Ruy Soares
    Doutorando em Tecnologia da Arquitetura pela FAU-USP, Mestre pela FAU-USP com pesquisa em Luz e Saúde, pós-graduado em Iluminação e Design de Interiores pelo IPOG, possui mais de 25 anos de experiência em iluminação, inicialmente como professor da Universidade Gama Filho (RJ), em seguida como sócio fundador da empresa WeLight, que desenvolve projetos de iluminação e de controle. Sua carreira tem se destacado por projetos inovadores e sempre em sintonia com as tecnologias mais recentes. Seu portfólio possui clientes como Hotel Fasano (RJ), Copacabana Palace Hotel, Calvin Klein, Swarovsky, consulados da França, do Canadá e da Inglaterra. Além da sua atuação em projetos, tem se dedicado à formação de profissionais de iluminação nos cursos de pós-graduação Lato Sensu das instituições de ensino IPOG e Belas Artes.

Horários
Início: 08h00
Coffee break: 10h30 às 10h45
Almoço: 12h30 às 14h00
Coffee break: 16h30 às 16h45
Encerramento: 18h00

O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso)
Material de Apoio;
Serviço de Coffee-breaks;
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)

Observações
Levar Notebook ou Tablet/IPAD, com adaptador para a nova tomada “PADRÃO BRASILEIRO”;
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Especialmente, em caso de viagens, antes de se deslocar, solicitamos entrar em contato, a fim de confirmar as informações sobre data e local do curso, evitando transtornos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.