Como Reduzir Custos Gerenciando Melhor seu Escritório

Postado em Gestão ,     Escrito por Prof. Esp. Guilherme Haddad Francisco    em público junho 9, 2015

Essa prática impede que a avaliação de custo da empresa seja eficaz tornando o negócio muitas vezes inviável.Para podermos ter uma visão correta dos custos da empresa é fundamental que o seu gestor separe suas contas pessoais do negócio, o sócio tem de ser tratado como um funcionário, um colaborador, que tem direito a benefícios e tem deveres para com a empresa.

Feito isso, o próximo passo é identificar todos os custos de forma clara, separando-os por grupos de contas afins, por exemplo: Grupo Comunicação: é composto de conta de celular, internet, telefone fixo, manutenção, etc. O importante é conhecer o custo de cada item que compõe o grupo, se possível busque essa informação por períodos de no mínimo três a seis meses, isso permitirá identificar a oscilação destas contas e os motivos destas variações devem ser analisados e tratados caso a caso.

Muitas vezes os pequenos gastos somados geram contas elevadas ao final do mês, por exemplo, um “cafezinho com pão de queijo” na rua, que custa meros R$ 7,50, ao final de um mês, tem um custo de R$ 165,00. São nestes valores pequenos que geralmente perdemos o controle do custo pois achamos que são insignificantes.Invista um tempo para fazer uma avaliação dos custos de seu escritório, reveja se não há contas que você paga pelo simples fato de não ter tempo para cancelar, ou por falta de aptidão em cuidar deste aspecto da vida empresarial.

A gestão financeira do seu escritório deve ser profissional como o serviço que você oferece aos seus clientes, pois é ela que lhe dará a continuidade de seu sucesso.

sobre o autor
Prof. Esp. Guilherme Haddad Francisco
Administrador de Empresa pela PUC-SP com Pós Graduação em Marketing pela ESPM- SP e MBA em Gestão de Marketing pela FGV -SP. Atua na área de administração desde 1990, gerenciando empresas de pequeno, médio e grande porte. Responsável pelo desenvolvimento e start up de um projeto de franquias de uma rede de Lojas de Colchões no RJ. Professor e palestrante, e consultor de diversos escritórios de Arquitetura e Design de Interiores. Liderou abertura de empresas e filiais em diversas áreas de atuação