Obtendo o resultado esperado na manutenção

Postado em Facilities ,     Escrito por Prof. Esp. Alexandre Marcelo Fontes Lara    em público setembro 14, 2020


A primeira pergunta a se fazer será:

Qual resultado esperar para a sua atividade de operação e manutenção?

É realmente curioso, mas alguns segmentos de mercado “embarcaram” nas duas últimas décadas na filosofia que estabelece pelo “fazer o mínimo necessário e exigido, pelo menor custo…”.

Embora não nos caiba aqui criticar ou elogiar as diferentes estratégias de gestão e manutenção adotadas entre os diferentes segmentos, deve-se compreender que todas têm algo em comum quando se olha para o atendimento em relação as expectativas do Cliente:

  •  O estabelecimento claro e prévio de expectativas, metas, níveis mínimos para a prestação de serviços e indicadores para o seu acompanhamento;
  •  A necessidade de acompanhamento dos resultados no campo, ajudando na modelagem e treinamento de suas equipes ou contratadas, em um menor tempo de resposta.

Vejam que, de forma resumida, relacionamos acima a necessidade de se definir previamente as expectativas e formas de monitorar o seu atendimento, como também citamos a necessidade de se avaliar qualitativamente os resultados no campo, proporcionando uma análise cruzada desta avaliação em relação aos indicadores apurados e também possibilitando uma maior “riqueza” na avaliação de sua equipe ou fornecedor.

Este processo requer o “desenho” de um equilibrado conceito de auditoria para a prestação de serviços, a qual deverá envolver ambas as partes envolvidas no contrato, ou seja, fornecedor e tomador.

A sua realização conforme planejado e acordado entre as partes, somado a análise destes resultados e a estruturação de planos de ações conjuntas, permitirá não só o alcance em relação aos resultados esperados, como também o desenvolvimento / a capacitação de todos os envolvidos no processo.

E desta forma, ainda que se opte pelo “mínimo necessário pelo menor custo”, será possível acompanhar os resultados e atuar de forma mais embasada e efetiva, sempre que necessário for.


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sobre o autor
Prof. Esp. Alexandre Marcelo Fontes Lara
Engenheiro Mecânico graduado pela FEI, pós-Graduado em Refrigeração e Ar Condicionado e em Avaliações e Perícias de Engenharia. Possui 32 anos de experiência profissional na área de Operação & Manutenção, com atuação na implantação, coordenação, auditoria e consultoria em projetos de O&M predial e industrial, além de sua atuação como Autoridade de Comissionamento em alguns dos principais projetos de infraestrutura predial e industrial no Brasil. Soma-se também em sua trajetória a participação como colaborador em comitês técnicos e/ou associado em instituições brasileiras e norte americanas, como a ASHRAE - American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers, BCxA – Building Commissioning Association, ANPRAC - Associação Nacional de Profissionais de Refrigeração e Ar Condicionado e ABRAFAC – Associação Brasileira de Facilities, onde ocupou a posição de Diretor durante o biênio 2017-2018. Autor de diversos artigos sobre comissionamento, auditorias de qualidade na prestação de serviços, manutenção e operação em instalações prediais e industriais para as revistas INFRA, TECHNE, PINI / Construção Mercado, ABEMPI e Climatização & Refrigeração. Ministrou palestras, seminários e cursos através de entidades de nosso setor, tais como ABRAFAC, ANPRAC, FUPAM–USP, IBAPE-SP, IBAPE-PR, SENAI-SP, entre outras. É docente da cadeira de “Comissionamento, Medição & Verificação” no MBA – Construções Sustentáveis – UNIP, docente da cadeira de Operação e Manutenção no curso de pós-graduação em Avaliações e Perícias de Engenharia – MACKENZIE, docente da cadeira “Gerenciamento de Operações” no curso de especialização Gerenciamento de Ativos Imobiliários Corporativos – FDTE (USP) / CORENET e docente nos cursos de “Arquitetura Hospitalar” e “Engenharia Hospitalar” na UNIVERSIDADE EINSTEIN. É Diretor Técnico da A&F Partners Consulting Engenharia Ltda.