Curso de Como Projetar o Ambiente de Trabalho na Era Coronavírus – 9h Online (ao vivo pela internet)
Introdução
Estamos passando por um momento inusitado da vida da humanidade que, ao mesmo tempo que nos impõem restrições e limites na nossa liberdade de ir e vir, nos propõem reflexões profundas sobre todos os aspectos inerentes a nossa vida. Entre elas está o trabalho.
O Home Office, imposto pelas organizações como uma forma de proteger a nossa integridade física e de nossa família, reforçou uma situação que já era fato e que muitas empresas ainda resistiam em admitir: somos hoje profissionais de base intelectual que podemos trabalhar com mobilidade, pois temos tecnologia para isso. Diante disso, o escritório tal qual visto antes, precisará sofrer ajustes significativos para atender essa nova realidade, seja na fase de distanciamento social, seja no pós imunização da sociedade.
O curso Como Projetar o Ambiente de Trabalho na Era Coronavírus, portanto, visa capacitar os profissionais envolvidos nesta área para, a partir do entendimento do que poderá e deverá mudar, desenvolver um projeto que irá garantir a segurança e saúde das pessoas no trabalho, além de gerar bem-estar produtivo.
O que você vai aprender
Iniciando por uma apresentação de todo o contexto que já vinha transformando a dinâmica e o ambiente de trabalho antes da chegada do novo coronavírus até chegarmos ao momento atual de isolamento social e seus desdobramentos futuros. A partir daí, exploraremos todos os pontos a serem definidos para a criação de um layout que venha a refletir os dois momentos a seguir: o de distanciamento social e o do novo normal, após imunização das pessoas. Além disso, faremos exercícios práticos para sedimentação dos conceitos.
Como irá se beneficiar
A abordagem prática e conceitual adquiridas no curso servirão de base para o desenvolvimento de um projeto consistente com os cenários e sua complexidade.
Público alvo
Arquitetos, Designers, Facility e Property Managers e profissionais envolvidos na elaboração de projetos e/ou gerenciamento do ambiente de trabalho.
Duração
9 horas online ao vivo pela internet, ao longo de 3 dias.
- CONTEXTUALIZANDO O NOVO MOMENTO E IDENTIFICANDO CENÁRIOS
DIA 1 – 3 horas
– A Contextualização do o Tema: ambiente de trabalho como reflexo da organização estratégica da empresa e as novas formas de organização do espaço visa o entendimento da situação atual dos espaços das empresas ANTES do isolamento social de modo que sirva de cenários para os dois momentos de projetos a serem desenvolvidos.
- PROJETANDO PARA O DISTANCIAMENTO SOCIAL
DIA 2 – 3 horas
– A volta dos colaboradores ao escritório exige parâmetros e protocolos muito bem definidos e envolve, necessariamente, uma abordagem conjunta com os 3 recursos da empresa: as áreas de Facilities Management, Recursos Humanos e Tecnologia. A partir dai, será simulado um novo estudo que venha garantir a segurança e a saúde das pessoas no trabalho.
EXERCÍCIO PRÁTICO.
- PROJETANDO PARA O NOVO NORMAL
DIA 3 – 3 horas
– A volta dos colaboradores ao escritório em um cenário pós distanciamento social, ou seja, quando a população já estiver imunizada e puder ir ao escritório com segurança irá demandar um novo desenho de escritório, uma vez que o trabalho remoto fará parte de um modelo que prevê alta mobilidade.
EXERCÍCIO PRÁTICO.
-
Profa. Dra. Claudia Andrade
Atualmente possui empresa de consultoria especializada em novas estratégias de ambiente de trabalho e, também, em Workplace Change Management, sendo certificada como Expert Professional pelo HuCMI – Human Change Management Institute.
É professora convidada no MBA em Gestão de Facilidades na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e até 2022 foi professora na graduação de Design de Interiores e Arquitetura da Belas Artes de São Paulo.
Autora dos livros “O escritório do século XXI” e “A história do ambiente de trabalho em edifícios de escritórios – Um século de transformações”, publicado pela edição C4. É coautora dos livros “Assessing Building Performance” e “Facilities Change Management”, publicados na Inglaterra.
Atualmente, tem se dedicado em auxiliar as empresas no processo de volta dos seus colaboradores ao escritório pós pandemia e participado de palestras e webinares sobre o assunto.
Dias e horários
3ª, 4ª e 5ª feira – 14h às 17h
O que está incluso
– Material didático de apoio, digital em PDF (disponibilizado por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso).
– Certificado de Participação digital – Para cada inscrição, será emitido um único Certificado de Participação digital, que será entregue no prazo de até 15 dias após a conclusão do curso. (Favor atentar a correta grafia do seu nome no ato da inscrição online).
Informações gerais
O programa tem duração de 9 horas, distribuídas em 3 dias.
O evento será realizado à distância e transmitido ao vivo pela internet.
O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por email até 1 hora antes da transmissão oficial.
O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única.
Caso não consiga participar do evento ao vivo, em parte ou todo, não se preocupe, será possível acessar à gravação pelo período de 30 dias.
Você poderá participar a partir de qualquer computador conectado à rede e poderá interagir em tempo real, através do chat.
Observações
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos;
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.