Curso de Construção Industrializada, Modular e Offsite – Online (ao vivo pela internet)
Introdução
Acesse o hotsite do curso: www.construcao40.com.br
As três primeiras revoluções industriais foram impulsionadas, respectivamente, pelo vapor, pela eletricidade e pelo computador. A era digital e todo o seu arcabouço tecnológico, instalou e impulsionou a quarta revolução industrial. A Indústria 4.0 - denominação adotada para a quarta revolução industrial - está instalada nos setores industriais e nos países mais desenvolvidos do mundo, explorando os benefícios proporcionados pela digitalização, aplicada à inovação, em produtos, processos e para gerar ganhos mais expressivos de produtividade.
A construção, ao contrário da indústria, não se beneficiou da digitalização, no que tange à melhoria de processos, inovação e ganhos de produtividade. Obras com problemas de qualidade, que atrasam e geram maior custo são frequentes, afetam a imagem do setor, criam desgastes e afastam investidores.
De acordo com o relatório do World Economic Forum de 2016, “Shaping the Future of Construction. A Breakthrough in Mindset and Technology”, todos os dias, no mundo todo, mais de 200.000 pessoas migram para as áreas urbanas. Todo este contingente humano tem necessidades a serem atendidas, no que tange à habitação, infraestrutura social, transporte, serviços públicos, saúde e educação.
Aponta-se um déficit de 7,8 milhões de unidades no mercado habitacional no Brasil, em 2019, conforme pesquisa da ABRAINC, embasada em dados do IBGE. Muito mais preocupante que isso é défict projetado para 2030, de 30,7 milhões de unidades, conforme estudo do economista Robson Gonçalves, da FGV, encomendado pela ABRAINC, também elaborado a partir de dados do IBGE.
A construção tradicional tem se mostrado incapaz de garantir previsibilidade, sendo bastante comum o atraso dos prazos de projeto e de obras, bem como os aumentos de custo de construção, além dos problemas de qualidade, por falhas de projeto e de execução, o que implica em retrabalho e aumento dos custos de operação e manutenção.
Para solucionar estes problemas, o setor de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) terá que necessariamente se inserir fortemente e com rapidez na construção off-site e na industrialização, explorando o máximo da tecnologia e inovação. As diretrizes para isso já foram lançadas. A Construção Modular tem se mostrado competente para resolver os problemas da construção tradicional, garantindo previsibilidade e resultando em redução de prazos de até 50% e de custos, de até 20% (McKinsey, 2017).
Os fundamentos para a industrialização da construção exploram várias ferramentas tais como: a Pré-construção e a Fast construction, Engenharia e Análise do Valor (EAV), Target Costing, Engenharia Simultânea, Lean Construction, o Building Information Modeling (BIM), Logística industrial, Strategic sourcing e Supply Chain 4.0.
O curso de Construção Industrializada, Modular e Offsite tem como objetivo preparar os caminhos para a industrialização da construção, através de uma abordagem moderna, aprofundando-se nestes conceitos e ferramentas e, sobretudo, na Construção Off-site e na Construção Modular. Serão explorados ainda os principais sistemas construtivos industrializados, os processos de fabricação e montagem.
Completando o conteúdo, serão abordados tópicos como estudo de viabilidade, gestão da qualidade, controle do projeto e da produção, ensaios, prototipagem, norma de desempenho. Também fazem parte do programa, os passos para a criação de uma startup, bem como para o seu desenvolvimento e estruturação financeira, finalizando com vários exemplos práticos de produtos e empreendimentos, onde estes conceitos e processos foram empregados, com sucesso.
O que você vai aprender
Você aprenderá sobre a evolução da industrialização da construção, tecnologia e inovação na construção, bem como conceitos e fundamentos para a industrialização da construção, requisitos e critérios de desempenho para sistemas construtivos, Engenharia Simultânea, Lean Construction, Engenharia e Análise do Valor (EAV), Target Costing, BIM, Supply Chain 4.0, Logística & Strategic Sourcing, Pré-construção e Fast Construction.
Também compõem o conteúdo, a Construção Modular, incluindo arquitetura e projeto modular, tipos de chassi estrutural (estrutura pré-fabricada metálica, de concreto, de madeira engenheirada – Madeira Laminada Colada, Light Steel Framing e Wood Framing), tipos de painéis (de concreto pré-fabricado, metálico, de madeira engenheirada – Cross Laminated Timber, isotérmico, de ACM, painel Wall, de Vidro, placas cimentícias e Drywall).
Completam o aprendizado, diretrizes, conceitos e exemplos de alguns sistemas diferentes de fabricação e montagem de produtos da construção off-site e modular, gestão e controle de projeto e da produção, qualidade e processos e ainda, estudos de viabilidade, análise da qualidade de investimentos, diretrizes para a ideação, planejamento e desenvolvimento de uma startup, modelos de negócios, valuation, captação e pitches, dando subsídios para os alunos que desejarem empreender no universo da construção off-site e na construção modular.
Como irá se beneficiar
O participante estará se preparando para o futuro da construção, em direção à Construção 4.0, adquirindo embasamento para ingressar na construção off-site e modular, entendendo a diversidade de opções de materiais, componentes e sistemas construtivos disponíveis, preparando-se ainda para empreender nestas áreas, que permitem ganhos substanciais de produtividade, desempenho e qualidade, para resolver os principais problemas da construção tradicional, com maior rapidez, menor custo e desperdício, produzindo ainda produtos mais sustentáveis.
Público-alvo
Engenheiros, arquitetos, tecnólogos, estudantes de engenharia, arquitetura e tecnologia, interessados tecnologia e inovação da construção, bem como na construção off-site, na construção modular e em sistemas construtivos industrializados, que atuam no setor de Arquitetura, Engenharia e Construção (EAC) e ainda, no segmento de Incorporação Imobiliária, em empresas privadas e públicas, nas atividades de consultoria, projeto, gerenciamento, fiscalização, prestação de serviços, fabricação de materiais e de sistemas construtivos.
Duração
124 horas de aulas + 6 horas de visita guiada presencial.
Modalidade
Online ao vivo*
*Disponibilizaremos, em nossa plataforma, o acesso à gravação das aulas para estudo e pesquisa.
1 Caminhos para a Indústria 4.0
1.1 Caminhos para a Indústria 4.0
1.2 A industrialização e a construção modular, no contexto da história da industrialização e das grandes invenções
1.3 Pré-construção e Fast construction
1.4 Barreiras para a industrialização
1.5 Construção Industrializada, Construção off-site e Construção Modular: Conceitos
1.6 Insights para uma Construção atenta aos novos paradigmas das 4ª e 5ª Revoluções Industriais
2 Tecnologia e Inovação na Construção
2.1 A inovação no setor de construção
2.2 O lado humano da inovação | O case Urbic – Estratégia de negócio imobiliário apoiada na inovação de processos construtivos
3 Fundamentos para a industrialização da construção
3.1 Requisitos e critérios de desempenho para sistemas construtivos
3.2 Engenharia e Análise do Valor (EAV) e Target Costing
3.3 Engenharia Simultânea e Lean Construction
3.4 Supply Chain 4.0
3.5 Logística industrial & Strategic sourcing
3.6 A Pré-construção e a Logística aplicadas à racionalização e à industrialização da construção
4 Building Information Modeling (BIM)
4.1 O BIM aplicado em empresas de AEC
4.2 Projeto de Sistemas Prediais em BIM
5 Construção Modular: sistemas construtivos, materiais e componentes
5.1 Arquitetura e Projeto Modular
5.2 Chassi estrutural: conceitos e projeto
5.2.1 O aço na construção industrializada
5.2.2 Estrutura metálica industrializada
5.2.3 Estrutura metálica pré-fabricada
5.2.4 Estrutura de concreto industrializada
5.2.5 Estrutura de madeira e Madeira Engenheirada – MLC (Madeira Laminada Colada)
5.2.6 Light Steel Framing
5.2.7 Wood Framing
5.3 Painéis de vedação: conceitos e projeto
5.3.1 De concreto pré-fabricado
5.3.2 Painéis arquitetônicos de concreto para vedação externa
5.3.3 Painéis Metálicos Autoportantes
5.3.4 Madeira Engenheirada – CLT (Cross Laminated Timber)
5.3.5 Painéis Isotérmicos
5.3.6 ACM
5.3.7 Painéis de GRC
5.3.8 Desempenho em vedações
5.3.9 Apresentação Institucional – Saint-Gobain
5.3.10 Linhas de Produtos para a Construção Civil
5.3.11 Serviços Técnicos e Projetos
5.3.12 Soluções Industrializadas e Fachadas Leves
6 Fabricação e Montagem
6.1 Introdução, diretrizes e conceitos
6.2 Fabricação e Montagem (I)
6.3 Fabricação e Montagem (II)
6.4 Fabricação e Montagem (III)
6.5 Fabricação e Montagem (IV)
6.6 Fabricação e Montagem (V)
6.7 Design para fabricação e montagem (DFMA)
6.8 Automação e robotização da produção
7 Manufatura aditiva (Impressão 3D)
8 Smart Cities
9 Empreendimentos sustentáveis e o ESG como geração de valor econômico, frente aos desafios da sociedade contemporânea
10 Estudo de Viabilidade | Análise da Qualidade do Investimento
11 Programação, Gestão e Controle da Produção
11.1 Gestão & Controle de Projeto e Produção
11.2 Programação e Controle da Produção
11.3 Sistemas para Gestão e Controle de Projeto e da Produção
12 Qualidade e Processos
13 Criação de uma startup: caminhos para desenvolvimento e funding
13.1 Introdução / Organizações Exponenciais / Princípios da Nova Economia / Dores & Oportunidades
13.2 Fases: Ideação / Prototipação / MVP / Go-to-Market / Growth
13.3 Modelos de negócio / Financials / Valuation / Estruturação para captação / Pitches
14 Aplicações e exemplos práticos
14.1 Pré-construção, Construção Industrializada e Construção Modular – Exemplos
14.2 Construção Modular – Status no Mundo e Exemplos
15 Visita guiada a uma empresa de Construção Modular
-
Adm. Fábio Luis De GeroneAdministrador de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP); pós-graduando em Administração de Empresas com especialização em Marketing, pela Fundação Getulio Vargas; Possui mais de 27 anos de experiência e atua como diretor da Santo André Distribuidora Industrial, diretor de desenvolvimento de mercado de coberturas metálicas na ABCEM, estando em sua segunda gestão, foi coordenador na execução das norma telhas ABNT NBR 14.513 e NBR 14.514, foi coordenador da norma de telhadistas ABNT NBR 16.366, é vice-presidente de Light Steel Frame – ABCEM.
-
Adm. Paulo PerezAdministrador de Empresas, formado pela FMU, CEO da PRP Assessoria a Treinamentos. Com 33 anos de atuação na Saint-Gobain do Brasil, como Diretor de Desenvolvimento de Mercado, Diretor de Projetos Marketing Habitat e Diretor de Marketing Institucional e Técnico, em divisões atuantes na Construção Civil tais como Brasilit, Quartzolit, Placo, Isover, Sonex, entre outras. Responsável pela introdução do Steel Framing para uso em Habitações de Interesse Social pela Saint-Gobain do Brasil no mercado brasileiro, através da obtenção do primeiro DATEC de Sistemas Inovadores não baseado em concreto. Membro do Conselho do Green Building Council Brasil – GBC Brasil
-
Adv. Fernanda CastanheiraFormada em Direito e Ciências Contábeis, com Pós-graduação em Gerenciamento Empresarial para Construção Civil pela FAAP. CEO da empresa Alubond desde 1995, possui diversos cursos de especializações em esquadrias de alumínio, estruturas metálicas e construções otimizadas pela Permasteelisa (Miami).
-
Arq. Estefania Graciela CarréArquiteta e Urbanista pela Universidade Nacional de Córdoba, Argentina e Especialista em Gestão de Projetos da Construção. Possui 12 anos de experiência atuando com tecnologia e inovação aplicada a Construção Civil. Possui em seu currículo atuação como Consultora de implantação BIM de construtoras, projetistas e incorporadoras de grande porte. Atualmente é Coordenadora de Inovação e Tecnologia na empresa TEGRA Incorporadora, especializada em implantação de BIM , estruturação de programas de intraempreendedorismo e de inovação aberta.
-
Arq. Marcelo AflaloPossui formação em Arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo onde também se consagrou Doutor, com linha de pesquisa em forma e método de estruturas de madeira. Especializou-se em fotografia pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). E possui mestrado em design pela School of the Art Institute of Chicago (SAIC).
É presidente do Núcleo de Referência em Tecnologia da Madeira, coordenador da Pós graduação Arquitetura em Madeira: Projeto e Tecnologia promovida pelo IPT. Docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da FAAP e sócio proprietário da Univers arquitetura e design. -
Arq. Myriam TschiptschinArquiteta Urbanista formada pela FAU-USP (2007), especialista em Novas Tecnologias aplicadas à Arquitetura e a Cidades pela Universidad de Alcalá em Madri (2009) e é Mestre, também pela FAU-USP, na área de Planejamento Urbano e Regional (2016). Além de pesquisadora na área de sustentabilidade, em 2011, tornou-se LEED® Accredited Professional pelo US Green Building Council (USGBC) e, desde então, atua como consultora de diversos projetos sustentáveis em nível nacional e internacional, ministra cursos e palestras e participa de comissões julgadoras na área de sustentabilidade. Hoje é Gerente da Unidade de Smart Cities e Infraestrutura Sustentável do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), Coordenadora e professora do curso de Smart Cities do IED e professora de disciplinas de sustentabilidade urbana em pós-graduações do Mackenzie e da FAAP.
-
Arq. Pedro V. MoreiraArquiteto e Urbanista formado na UFPR e especialista em Gestão de Projetos pela ESIC, possui experiência no desenvolvimento e coordenação de projetos residenciais de diferentes escalas em sistema construtivo industrializado Light Wood Framing. Recebeu treinamento intenso na Alemanha e no Brasil através das duas principais empresas de consultoria alemãs para projeto e construção pré-fabricada em LWF, Baumeister & Sapper e Sema-soft, sendo responsável em 2010 pela transferência da tecnologia alemã wood frame para o Brasil. Em 2016, liderou equipe multidisciplinar na pesquisa e desenvolvimento da tecnologia construtiva para edifícios multifamiliares de até quatro pavimentos, com obtenção em 2017 da primeira certificação Datec para essa tipologia em sistema construtivo a seco. Atualmente é Diretor de Engenharia de Produto na Tecverde Engenharia SA. empresa de engenharia que trouxe para o Brasil avançados conceitos e tecnologias para construções mais eficientes em LWF.
-
Arq. Roberto Antonio BeckerProfissional da área de Arquitetura e Urbanismo, com atuação e experiência na Execução de Projeto de Arquitetura, Coordenação de projetos estrutural, elétrico e hidrosanitário. Com experiência de 30 anos em Projeto e Execução de Construções Modulares Industrializadas com sistemas de construção a seco, atua como Responsável Técnico da QUICK HOUSE.
-
Arq. Thiago NievesArquiteto pela FAU Mackenzie (2002), onde o Trabalho Final de Graduação explorou técnica e teoricamente a pré-fabricação na construção de edifícios. Mestrando na Escola Politécnica – USP (tema de pesquisa: BIM Verificação Automática de Regras Edilícias). Sócio fundador da B+N Arquitetos LTDA (2003) que posteriormente se tornou a Ópera Quatro Arquitetura (2007) onde continuou atuando como sócio-diretor na concepção, desenvolvimento, coordenação e compatibilização de projetos de edifícios de diversas escalas e tipologias até 2013. Em 2002 foi agraciado com o Prêmio CREA-SP de Formação Profissional – Honra ao Mérito. Em 2002, em conjunto com o arquiteto Luiz A. F. Backheuser, recebeu o Prêmio de Menção Honrosa no 1º Concurso de Pré-fabricados de Concreto para Estudantes. Em 2007 venceu o Concurso Público Nacional de Arquitetura para o Teatro Municipal de Londrina, entre mais de 100 participantes de todo o país. Em 2012 foi primeiro colocado no Concurso Nacional para a Sede FATMA / FAPESC – Florianópolis – SC (parceira com os sócios na Ópera Quatro Arquitetura). Atualmente faz parte do quadro da JT Arquitetura LTDA, como sócio e gerente de projetos, onde também implementou processo de projeto BIM. A JT Arquitetura LTDA já atua com projetos BIM a mais de 7 anos, concebendo, desenvolvendo e coordenando projetos institucionais e para o mercado imobiliário.
Em 2021, foi convidado a participar e integrou o desenvolvimento e coordenação dos projetos de construção modular da empresa ARATAU Construção Modular.
Tem como principal interesse paralelo a exploração de programação visual (Dynamo) e programação em Python para criação de rotinas de automação para processos digitais de projeto. -
C. Computação Fabio GomesExecutivo de TI com mais de 20 anos de experiência em alianças estratégicas, desenvolvimento de software e vendas.
Experiência nos setores de AEC (Engenharia e Construção de Arquitetura), Transporte e Infraestrutura Urbana (incluindo Utilities), Energia, Recursos Naturais (Mineração, Petróleo e Gás) e Manufatura, nos mercados brasileiro e latino-americano. Mestre em gestão para competitividade na FGV EAESP. Especialização em geoprocessamento pela UFMG-IGC e sistemas de telecomunicações pela PUCMG. Bacharel em ciência da computação pela PUCMG .
Gerente de Alianças para América Latina na Dassault Systèmes, prof. FGV EAESP – Programa de Educação Executiva e Pesquisador no Centro de tecnologia de informação aplicada (FGVcia) abordando transformação digital na indústria de transformação. Já trabalhou em empresas como Autodesk, Bentley Systems, IBM, Telefônica, CEMIG. -
Coordenador Eng. Paulo Oliveira
- Eng. Civil (Itajubá-MG). Pós-graduado em várias disciplinas pela POLI/USP;
- MBA pela FIA-USP e Mestrando em Inovação na Construção pela POLI-USP;
- Project Manager Professional (PMP) pelo PMI;
- 20 anos como executivo e dirigente de indústrias de produtos para construção (Fosroc, Denver e Sika);
- 15 anos como diretor de empresas de engenharia, construção e incorporação (Método, JHSF, Brookfield/TEGRA e Mutual), tendo sido CEO de Incorporações da JHSF e CEO da Mutual;
- É professor convidado dos cursos de Mestrado do IPT, bem como de graduação e pós-graduação da FGV, Mackenzie, POLI-Integra, FAAP e Instituto ITIE;
- Foi presidente da Associação Brasileira da Construção Industrializada (ABCI);
- Coordenou o Comitê CT-501 do IBRACON que elaborou a norma NBR 14.050 da ABNT – Revestimentos de Alto Desempenho (RAD) para pisos;
- Mais de 50 trabalhos técnicos publicados no Brasil e no exterior;
- Foi conselheiro da revista Téchne e coordenador editorial das revistas Pisos Industriais e Impermeabiliza;
- Escreve artigos sobre tecnologia, inovação, industrialização da construção e construção modular para o Buildin, Construliga, C3 – Clube da Construção Civil e Linkedin;
- É Presidente do Conselho e Coordenador do Núcleo de Conteúdo do C3 – Clube da Construção Civil;
- É CEO da ARATAU Construção Modular.
-
Eng. Alan Ricardo DiasEngenheiro civil formado em 1998 pela Escola de Engenharia Mauá e designer pela escola Panamericana de Artes em 2002. Sócio Fundador da TIMBAU, atua há mais de 20 anos com estruturas em madeira. Também é sócio fundador da Carpinteria Estruturas de Madeira, empresa focada em projetos e detalhamentos de estruturas desde 2010. Representou a Crosslam Brasil como Diretor de Novos Negócios, empresa fabricante de madeira engenheirada. Alan já foi vencedor de 3 prêmios Talento/Gerdau, o maior prêmio de engenharia do Brasil, tendo atuado com projetos e montagens de Estrutura de Madeira por todo o país.
-
Eng. Alexandre Pandolfo
- Eng. Civil (POLI-USP);
- Especialização em Gestão de Negócios (ESPM e Fundação Dom Cabral);
- Ampla experiência comercial, em marketing e inovação, em indústrias de produtos para a construção e empresas de engenharia e construção de porte, tais como ULMA, MILLS, LAFARGE-HOLCIM e AUTODOC;
- É sócio-diretor da Texta Consulting & Business Development;
- Head de operações da ABRASFE;
- Ex-CEO da ConstruLiga e CoFounder da Liga Next;
- É Articulista, mentor, investidor de startups e Business Advisor da Potato Valley Ventures.
-
Eng. Antonio Gilberto de Freitas FilhoTécnico em Edificações pela ETEC Vasco Antonio Venchiarutti, Tecnólogo em Gestão do Terceiro Setor pela Universidade Anhembi Morumbi, Engenheiro Civil pela Universidade São Francisco, MBA em Gestão de Projetos pelas Faculdades Anhanguera, Especialista em Sistemas Construtivos pelo Centro Universitário Belas Artes e Mestrando em Desenvolvimento de Projetos de Inovação e Produto pela Universidad Europea del Atlántico.
Diretor Geral do Instituto de Tecnologias de Industrialização das Edificações – ITIE.
Idealizador do Programa Educacional Inteligência MultiConstrutiva – IMC².
30 anos de experiência em Métodos Modernos de Construção, com especial interesse nos Sistemas Construtivos Light Wood Framing, Light Steel Framing, Cross Laminated Timber e nos processos de produção industrial de Edificações Modulares.
Professor e Coordenador das Pós-Graduações em Projeto e Construção de Edificações nos Sistemas Construtivos Light Steel e Wood Framing e Construção Off-site – Arquitetura e Engenharia de Edificações Modulares.
Curador do Fórum da Construção Off-site – FOCOS e organizador a Escola Expo Off-site.
Autor do livro digital: Construção Off-Site: Revolucionando a Construção Civil brasileira através do conceito de Inteligência MultiConstrutiva – IMC². -
Eng. Ariovaldo Denis GranjaDoutor em engenharia civil. Professor associado da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e coordenador do Laboratório de gerenciamento na construção civil (LAGERCON). É Editor-associado da Revista Ambiente Construído para a área de Gestão e Economia da Construção, da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Acumulou extensa experiência profissional na indústria da construção civil, contemplando gestão da produção de edificações diversas, planejamento e controle de empreendimentos, gestão da produção e estudos sobre a qualidade de investimentos e riscos no setor. As temáticas atuais de pesquisa incluem: Custeio-meta (target costing), IPD (integrated project delivery) e TVD (target value design); métodos inovadores para criação, captura de percepção e entrega do valor a clientes e usuários; estratégias para a redução e realocação de custos; integração e colaboração entre stakeholders em cadeias de suprimentos; integração de sistemas de planejamento e controle da produção; e valoração da flexibilidade em condições de incerteza com uso da teoria de opções reais.
-
Eng. Carlos Alberto FevereiroCoordenador de Serviços Técnicos da Saint Gobain Brasil, formado em Engenharia Civil pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atua na área de Construção Civil e Indústria há 36 anos, nas áreas de Produção, profundo conhecimento em Assistência Técnica e Treinamentos para profissionais da construção civil.
-
Eng. Edison TateishiEngenheiro Mecânico pela POLI USP, pós-graduado em Administração Econômica e Financeira pelo IMES. Executivo Sênior do grupo Lafaete, responsável pelas unidades de negócio de locação e venda de construções Modular e Offsite, das operações fabris, de engenharia, logística, manutenção e montagem. Atuou por 10 anos na indústria automobilística e 15 anos em construções modulares e industrializadas. Grande conhecimento de técnicas de produção seriada e sob encomenda. Implantação de ISO 9001, ISO 14000, OSHAS 18000, implantação de sistemas de gestão, kanbam com JIT, lean manufacturing, redução de setup, administração de gargalos, e principalmente formador de equipes voltados a resultados, com a aplicação sistemática de técnicas de gestão.
-
Eng. Francisco Pedro OggiEngenheiro Civil pela Universidade Presbeteriana Mackenzie com mais de 40 anos de experiência.
Atua como consultor em industrialização da construção através dos sistemas CLT, TILT-UP e TOTALPRE. -
Eng. Gustavo Monteiro de Barros ChodrauiEngenheiro Civil e Mestre em Engenharia de Estruturas pela EESC/USP; Doutor em Engenharia de Estruturas – EESC/USP & Johns Hopkins University; MBA em Administração de Empresas – FEA/FUNDACE/USP e especialização em Construction Project Management – COLUMBIA UNIVERSITY by Coursera online course.
Atua na área técnica/comercial da Codeme Engenharia. É consultor técnico e de inovação na MB Chodraui Administração e Participações Ltda. Consultor técnico da Revista da Estrutura de Aço (REA-CBCA). Professor adjunto na PUC-BH em cursos de Pós-Graduação. Professor em cursos de Pós-Graduação em Goiás e Rio Grande do Sul. Tutor do módulo Construction Project Management na Coursera. Membro do Comitê da ABNT para a revisão da norma brasileira NBR8800 E palestrante no Brasil e exterior -
Eng. Jonathan DeganiEngenheiro civil com especialização em sustentabilidade pela University of Melbourne. Em uma constante busca de desenvolver e aperfeiçoar a construção modular no Brasil. Hoje, atua no desenvolvimento de uma assistência técnica rápida e de excelência na Brasil ao Cubo.
-
Eng. Mercia Maria Semensato Bottura de BarrosGraduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos (1985), mestrado (1991) e doutorado (1996) em Engenharia de Construção Civil e Urbana, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professora doutora do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo desde 1988 até 2019. Professor Senior da Escola Politécnica da USP desde setembro 2019 (em andamento). Experiência na área de Engenharia de Construção Civil, participando do Grupo de Ensino e Pesquisa em Tecnologia e Gestão da Produção de Edifícios. Os trabalhos realizados são focados nas linhas Inovação e racionalização nos processos construtivos e Gestão da produção na construção civil. Atua também na área de reabilitação de edifícios com foco em tecnologias e custos. É pesquisadora da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE). É assessora ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). (Fonte: Currículo Lattes)
-
Eng. Murillo André MendonçaMestre em Inovação na Construção Civil pela POLI/USP, Especialista em Gestão de Projetos e Gestão Avançada de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e Engenheiro Civil pela Universidade Federal de São Carlos, além de ser reconhecido como Project Management Professional (PMP) desde 2015 pelo PMI. Atua há mais de 12 anos na Estruturação, Análise de qualidade de Investimentos, Planejamento e Controle de projetos da construção civil, em uma carteira que ultrapassa R$ 1 Bilhão em VGV. Atualmente é professor convidado dos cursos de pós-graduação em Gestão de Projetos da Universidade Paulista – UNIP e Universidade Max Planck – UNIMAX, além de ser sócio-diretor da PMON Gerenciamento, empresa focada na Estruturação, Planejamento e Controle de Empreendimentos Imobiliários.
-
Eng. Uira Watanabe FalsetiEngenheiro Civil com mestrado em Gerenciamento de Projetos, atuação em inovação e tecnologia, projetos e análises de mercado junto a grandes players do mercado atuando nos setores como: Construção Civil, Software, Indústria e Varejo desenvolvendo atividades focada em Gestão de Negócio e Relacionamentos, Gestão de Projetos, Acompanhamento Físico e Financeiro, Gestão de Inovação e de Mudança Organizacional.
Criação de estratégias, soluções, ferramentas, processos e tecnologias inovadoras que expandiram e alavancaram empresas e negócios de expressão nacional e internacional.
Hábil na condução de negociações em ambientes multiculturais, na liderança de projetos e treinamento de equipes multifuncionais, Liderando equipe cross e atuando no acompanhamento físico e financeiro dos projetos sob sua responsabilidade (desafiar desvios de prazos, execução, análise de indicadores).
Estrategista visando as práticas mais inovadoras para a Construção Civil e suas principais tendências mundiais.
Vivência profissional internacional na Alemanha, Dinamarca e Holanda e participações em feiras internacionais na Europa e EUA.
-
Enga. Adriana Nunes MachadoEngenheira civil e administradora de empresas (Universidade Mackenzie), Pós graduação em Gestão de Custos e Planejamento Estratégico (Uniderp) e Especialização em Project Management Professional (PMP) e Strategic Sourcing, Superintentende de Negócios da HTB Engenharia e Construção, com passagens pela Método Engenharia, JHSF e CDHU.
-
Enga. Elisabete KudoGerente de Serviços Técnicos da Saint Gobain Brasil, formada em Engenharia Civil pela FESP, MBA em Engenharia da Qualidade e Mestre em Ciências dos Materiais, ambos pela Poli-USP, e MBA em Marketing pela FGV. Atua na indústria de construção civil há 26 anos, especialista em controle de qualidade, desenvolvimento de produtos, assistência técnica e formação de profissionais da construção civil.
-
Enga. Livia de Faria LopesEngenheira Civil formada pela UFSCar, pós-graduada em Administração de Empresas pela FGV e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV, mestranda em Engenharia Civil na UNICAMP, é PMP – Project Management Professional e Green Belt. Como Engenheira e Consultora já atuou em empresas do setor de Rodovias, Construção Civil, Infraestrutura, Indústria, Comércio e Serviços. Docente do curso de Engenharia Civil e de MBA, autora de livro e ministra cursos e palestras. Com mais de 15 anos de experiência, atualmente é Consultora de Gestão, Professora do MBA de Gestão de Projetos e Pesquisadora.
-
Enga. Maria Angelica Covelo SilvaEngenheira Civil graduada pela Universidade Estadual de Londrina (PR). Mestre em Engenharia pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. É sócia e diretora da empresa NGI Consultoria e Desenvolvimento atuando como consultora nas áreas de gestão da qualidade, tecnologia e desempenho na construção civil. Foi sócia e diretora da empresa de consultoria CTE – Centro de Tecnologia de Edificações. Foi pesquisadora da então Divisão de Edificações (DEd) do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Atuou como professora e pesquisadora do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina onde realizou em 1988 o “I Simpósio de Desempenho na Construção Civil” que reuniu os principais trabalhos então existentes no meio acadêmico sobre o tema desempenho. Foi co-autora das primeiras publicações brasileiras sobre gestão da qualidade na construção civil sendo responsável pelos textos referentes a desempenho nestas publicações (Sistema de gestão da qualidade para empresas construtoras, PINI, 1995; Gestão do Processo de Projeto de Edificações, O Nome da Rosa, 2003). É professora convidada de cursos de especialização da área de desempenho e tecnologia de construção e participa de bancas de avaliação de dissertações de mestrado e de teses de doutorado de várias instituições. Atua na elaboração de normas técnicas desde 1987 e participou ativamente da elaboração da norma de desempenho e atualmente dos trabalhos de revisão da norma.
-
Enga. Shirlei Ribeiro D’AmicoEngenheira Civil e Administradora de Empresas graduada pela Universidade Paulista; especialista em Gestão de Negócios pelo IPT-USP e especialista em projetos e transformação digital. Possui mais de 18 anos de experiência atuando em Suprimentos e projetos de transformação digital aplicada na Construção Civil. Possui em seu currículo atuação em grandes Construtoras/Incorporadoras de grande porte. Apaixonada por empreendedorismo e inovação que geram grandes negócios atua com trabalhos voluntários voltados para esses temas na vertical Construtech como: Startup Weekend (evento de imersão 54 horas) e São Paulo Tech Week (Festival de inovação e negócios da América Latina). Atualmente é Head de Inovação da HTB Engenharia e Construção, Facilitadora Startup Weekend Techstars e Curadora do São Paulo Tech Week.
Datas – 2as e 4as feiras
6, 8, 11, 15, 20, 22, 27 e 29/3;
3, 5, 10, 12, 17, 19, 24 e 26/4;
3, 8, 10, 15, 17, 22, 24, 29 e 31/5;
5, 14, 19, 21, 26 e 28/6 de 2023.
(2as e 4as feiras)
Horários
Início: 18h30 às 20h30
Intervalo: 20h30 às 20h45
Encerramento: 20h45 às 22h45
Condições de Pagamento
- PIX
- Á vista no cartão de crédito ou boleto bancário;
- Em até 4 vezes sem juros no cartão de crédito;
- Em até 4 vezes sem juros no boleto bancário*.
*Esta opção deverá ser solicitada pelo e-mail relacionamento@aea.com.br ou WhatsApp +55 (11) 9 4477-0533.
O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes até 24 horas da data de início de cada aula);
Certificado de Participação Digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso).
Informações gerais
O programa tem duração de 124 horas online, ao vivo pela internet, em 32 módulos de 4 horas cada + 6 horas de visita técnica guiada presencial.
O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por e-mail até 1 hora antes da transmissão oficial.
O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única.
Caso não consiga participar do evento ao vivo, em parte ou todo, será possível acessar à gravação, em nossa plataforma, pelo período de 90 dias.
Você poderá participar a partir de qualquer computador conectado à rede e poderá interagir em tempo real, através do chat.
Gravação e compartilhamento do conteúdo
Fica terminantemente proibido, sob pena da Lei, a gravação e o compartilhamento das aulas, em vídeo, áudio ou fotografia, no todo ou em partes, por qualquer meio, salvo quando houver prévia e expressa autorização dos organizadores.
Observações
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos;
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.

