O que você vai aprender 

O funcionamento de um edifício hospitalar e sua organização espacial correspondendo às atividades nele desenvolvidas e os fundamentos para a elaboração de um Plano Diretor Hospitalar além de sua manifestação gráfica.

Objetivos Específicos

Compreender:

  • A complexidade dos hospitais considerando as  tendências atuais e sua organização funcional através do Plano Diretor;
  • As normas relativas a arquitetura e engenharia dos programas de saúde que devem ser consideradas na macro organização hospitalar;
  • A metodologia de desenvolvimento do Plano Diretor e os conceitos principais da tipologia hospitalar;
  • A busca da humanização na arquitetura hospitalar desde a fase inicial de projeto.

Como o aluno irá se beneficiar

  • Tornando-se apto a participar de uma equipe de planejamento físico de estabelecimentos de saúde;
  • Observando critérios de projeto que auxiliam na determinação do partido arquitetônico de novos hospitais;
  • Sugerindo alternativas para otimizar o funcionamento de hospitais existentes;
  • Aprendendo a dimensionar o programa de necessidades do edifício hospitalar de acordo com as normas da ANVISA;
  • Planejando fluxos de serviços e atividades físico-funcionais;
  • Elaborando planos diretores hospitalares para hospitais que necessitem de ampliações e reformas

Público alvo

Arquitetos, engenheiros, administradores e gestores hospitalares, dirigentes de instituições de saúde públicas e privadas, autoridades sanitárias, profissionais que atuam em planejamento municipal e segmentos específicos de operações e manutenção em edifícios de saúde, profissionais do corpo médico (médicos, enfermeiros, nutricionistas, etc.) e estudantes em fase de trabalho final de graduação.

Duração

16 horas

Modalidade

Online ao vivo

  • Evolução histórica dos edifícios hospitalares e as tendências atuais programáticas;
  • A importância do planejamento estratégico na organização funcional hospitalar;
  • Desenvolvimento de um programa hospitalar – RDC n°50.
  • Planejamento físico dos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde, através do correto zoneamento de seus setores, fluxos intersetoriais e organização circulatória;
  • A caracterização de um hospital flexível;
  • Metodologia para o desenvolvimento do Plano Diretor Hospitalar – aspectos essenciais.
  • Estudos de casos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde e seus Planos Diretores;
  • A experiência argentina na organização dos hospitais;
  • A humanização sob a perspectiva do partido arquitetônico.
  • Prof. Esp. Jonas Badermann de Lemos
    Prof. Esp. Jonas Badermann de Lemos
    Arquiteto titular da Badermann Arquitetos Associados, tem catalisado muitas ações no planejamento dos espaços de saúde há mais de 30 anos, através da atuação em projeto e docência. Coordena a Pós-Graduação em Arquitetura Hospitalar da Fasaúde-IAHCS, além de ministrar aulas em diversos cursos no Brasil e no exterior. Especialista em Administração e Arquitetura Hospitalar, concluiu a Diplomatura en Diseño y Gestión de la Infraestructura Física y Tecnología em Salud na Universidad ISALUD e o Posgrado en Gestión y Diseño del Recurso Fisico em Salud   – AADAIH– Universidad Nacional de La Matanza, ambos em Buenos Aires. Foi Diretor Regional da ABDEH e hoje atua na Diretoria Nacional da ABDEH.
  • Profa. Arq. Ms. Bianca Breyer Cardoso
    Arquiteta e coordenadora de projetos na Badermann Arquitetos Associados. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS. Pós-graduação em Arquitetura Hospitalar em andamento no Albert Einstein – Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa. Experiência profissional em planos diretores, projeto e aprovação junto aos órgãos fiscalizadores, com ênfase em Ambientes de Saúde. Ministra aulas na Pós-Graduação em Arquitetura Hospitalar da Fasaúde-IAHCS e do INBEC-UNIP. Sócia da ABDEH. Atuou como coordenadora adjunta e professora na graduação em Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres, onde coordenou pesquisa sobre a inserção urbana de Estabelecimentos de Saúde no Litoral Norte, com foco na qualidade da paisagem do pedestre.
  • Profa. Esp. Elisabeth Hirth
    Arquiteta e Urbanista, graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, MBA pela FGV em Gestão de Saúde e especialista e consultora em ambientes de saúde. Sócia-diretora e arquiteta titular na Hirth Arquitetos Associados, empresa de projetos de arquitetura em atividade desde 1990. Foi Coordenadora e Diretora Regional RJ, e vice-Presidente Executiva da ABDEH (2011-2014), e eleita Futura Presidente ABDEH (2020-2022). Atua na área de arquitetura, desenvolvendo estudos de viabilidade, planejamento, planos diretores, projetos executivos e detalhamento para ambientes de saúde.

Horários 

Início: 18h30
Coffee break: 20h30 às 20h45
Encerramento: 22h30

O que está incluso

Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso)
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso)

Importante

O curso será ministrado por um ou mais professores que compõem o quadro de docentes, de acordo com a data, local e disponibilidade;

O curso não será ministrado por todos os professores que compõem o quadro de docentes.

Informações gerais

O programa tem duração de 16 horas, distribuídas em 4 dias, em períodos de 4 horas cada.

O evento será realizado à distância e transmitido ao vivo pela internet.

O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por email até 1 hora antes da transmissão oficial.

O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única.

Caso não consiga participar do evento ao vivo, em parte ou todo, será possível acessar à gravação pelo período de 30 dias.

Você poderá participar a partir de qualquer computador conectado à rede e poderá interagir em tempo real, através do chat.

Gravação e compartilhamento do conteúdo

Fica terminantemente proibido, sob pena da Lei, a gravação e o compartilhamento das aulas, em vídeo, áudio ou fotografia, no todo ou em partes, por qualquer meio, salvo quando houver prévia e expressa autorização dos organizadores.

Observações

Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;

Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;

O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos;

Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.