Curso de Tecnologias de Fachadas Industrializadas
Introdução
O Curso de Tecnologias de Fachadas Industrializadas engloba aulas expositivas e discussões de estudos práticos. O sistema vedação vertical externa (fachada), composto pelo vedo, revestimentos e esquadrias, respondem por parcela considerável do custo de produção do edifício, algo em torno de 40% a 50% do seu valor total.
Além do custo proveniente de projeto e produção, tem-se o custo referente às atividades de manutenção, os quais são significativos para a formação do custo global (custo de projeto + produção + manutenção). No caso do sistema de fachada, as questões de manutenção são essenciais para a conservação e valorização do edifício.
A fachada do edifício é constantemente exposta a vários e extensos carregamentos e deve controlar o calor, o fluxo de ar e vapores, serve como barreira e proteção dos ocupantes e bens do frio, calor, penetração de chuva, radiação solar, ruído externo, poluição, fumaça e ocorrência de incêndio.
Além disso, deve ser durável e agradável esteticamente. Por isso, em razão da importância que o sistema fachada tem no edifício, tanto por razões de custo quanto de desempenho técnico a ambiental, é imprescindível o estudo das tecnologias que podem ser utilizadas na fachada, visando não só a redução de custos de execução e manutenção, mas também o incremento da qualidade, a industrialização dos processos e o atendimento às exigências de desempenho. Não esquecendo que na maior parte dos casos as tecnologias mais industrializadas também são mais inovadoras para os agentes do processo (stakeholders).
Neste contexto, o curso de Tecnologias de Fachadas Industrializadas engloba aulas expositivas e discussões de estudos práticos (reais) sobre três enfoques principais:
O impacto da seleção de tecnologias de fachadas inovadoras, tanto no projeto quanto no processo de execução e manutenção dos edifícios;
Os requisitos de desempenho a serem atendidos, considerando edifícios residenciais, comerciais e institucionais; e
O detalhamento de diferentes tecnologias de fachadas industrializadas utilizadas no setor da construção civil brasileiro. Serão contempladas tecnologias de fachadas pré-fabricadas em elementos pesados (painéis arquitetônicos de concreto para edifícios comerciais e painéis estruturais para edifícios residenciais) e fachadas em elementos leves, como fachada tipo light steel frame, fachada ventilada e fachada envidraçada. Serão discutidos os conceitos dessas diferentes tecnologias de fachada, suas principais características técnicas, especificações de projeto, procedimentos de execução e manutenção, visando atendimento aos requisitos de desempenho, inclusive de vida útil.
Como irá se beneficiar
O curso proporcionará ao aluno conhecimento sobre:
- Impactos da adoção de tecnologias inovadoras no processo de produção de edifícios;
- Desempenho técnico do sistema fachada, tomando como base a NBR 15.575(2013)- norma de desempenho de edificações habitacionais;
- Vantagens e desvantagens de cada tecnologia de fachada estudada;
- Aspectos para especificação e recebimento do serviço fachada; e
- Caminhos a seguir quando da escolha tecnológica de um tipo de fachada, bem como os riscos envolvidos.
Público alvo
Projetistas de vedações verticais, projetistas e/ou consultores de fachadas, projetistas e/ou consultores de esquadrias, engenheiros civis (contratantes de projetistas e consultores, contratantes de empresas de montagem de fachada) e arquitetos, responsáveis pela seleção de tecnologias ou detalhamento de projetos.
Duração
20 horas
- Conceitos sobre inovação na construção e seus impactos no processo de produção.
- Conceitos e classificações das vedações de fachada.
- Requisitos e critérios de desempenho específicos para as vedações de fachada (externa).
- Tecnologia de fachada pré-fabricada pesada (painéis arquitetônicos de concreto e painéis estruturais).
- Tecnologias de fachada leve (fachada tipo light steel frame, fachada ventilada e fachada envidraçada).
- Discussão sobre a interface desempenho x projeto x obra x manutenção.
- Introdução do conceito de Custo Global e Vida útil, para especificação de tecnologias de fachada.
- Estudos de casos – discussões de casos reais.
- Discussão sobre método de Seleção tecnológica de fachada.
-
Profa. Dra. Luciana Alves de OliveiraEngenheira civil pelo Centro Universitário da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI). Mestre e doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Estágio de doutorado no exterior, na Université de technologie de Compiègne (UTC), na França. Pesquisadora visitante na Divisão de Desenvolvimento Sustentável do Centre Scientifique et Technique du Bâtiment (CSTB à Grenoble), na França. Pesquisadora no Laboratório de Tecnologia e Desempenho de Sistemas Construtivos, na área de Habitação e Edificações (HE) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Atua principalmente nas áreas de Processos Construtivos, Fachadas Pré-fabricadas, Diagnóstico de Patologias, Avaliação de Desempenho de Sistemas Construtivos, Implementação da Qualidade, Gestão do Processo de Projeto, Reabilitação e Renovação de Edifícios, Sustentabilidade e Durabilidade das Construções.

