Curso de Fundações e Contenções em Empreendimentos Imobiliários
Introdução
Fundações e Contenções representam cerca de 7 a 10% do custo de uma obra de edificações convencionais, além de cerca de 30% do prazo total de execução desse tipo de obra.
Por ser a primeira etapa da obra, tocada por empreiteiras de fundações, nem sempre é dada a devida atenção, no entanto, é nessa fase é que podem surgir os principais problemas e origens de futuras patologias no empreendimento, como deformações e até mesmo rupturas durante e após a sua conclusão.
Qualquer erro nessa importante etapa terá como consequências a necessidade da execução de reforços e recuperação estruturais que geram, invariavelmente, custos diretos e indiretos elevadíssimos, desde a contratação de mão de obra especializada, até ações judiciais.
O curso de Fundações e Contenções em Empreendimentos Imobiliários visa munir aqueles que irão efetivamente gerenciar e executar a obra, através de uma visão prática e objetiva de informações técnicas e gerenciais dos diversos tipos e fases de uma obra de fundação e contenção, destacando os principais pontos a serem observados e discutidos, e quais providencias devem ser tomadas para que os riscos inerentes aos trabalhos sejam administrados de forma a garantir a qualidade e o sucesso que repercutirão no resto da obra como um todo.
O que você vai aprender
O aluno terá um panorama prático de reconhecimento geotécnico de solos, principais tipos de contenções e fundações, os cuidados executivos a observar para os principais tipos utilizados em obras prediais, bem como tópicos de maior interesse prático previstos nas normas da ABNT, em especial da NBR 6122/2010, que será a guia do curso, uma vez que nos dias atuais, seguir estritamente as normas é uma obrigação legal.
Como irá se beneficiar
Com a troca de experiências e conceituações técnicas de aspectos importantes, os alunos terão o embasamento para administrar e gerenciar as obras de fundações e contenções, lhes permitindo se posicionar perante projetistas, empreiteiros e diretores de construtoras e incorporadoras. As aulas serão desenvolvidas do ponto de vista dos contratantes, o que certamente beneficiarão as empresas através do melhor preparo de seus engenheiros
Público alvo
Projetistas, executores, gerentes e fiscais de obras, estudantes e interessados em geral que trabalham nesta área.
Duração
16 horas
Levantamento Geotécnico
Cuidados na escolha do terreno;
Investigações geológicas e geotécnicas;
Sondagens SPT e SPT-T;
Ensaio CPT e outros;
Ensaios geofísicos;
Investigação e legislação ambiental;
Escolha preliminar do tipo de fundação e contenção;
Cuidados com a vizinhança.
Contenções: Introdução;
Tipos de contenções;
Reforço do terreno;
Aspectos da legislação.
Fundações
Conceitos de interação solo-estrutura;
Requisitos de um projeto de fundações;
Cuidados na execução de principais tipos de fundações;
Patologia de fundações;
Casos de obra.
Controle de Qualidade
Como contratar serviços de fundações;
Qualidade na execução de fundações;
Controle e verificação de desempenho;
Provas de carga (estáticas e dinâmicas);
Ensaios PIT e Tomografia;
Controle de recalques; Remediação de fundações.
-
Prof. Dr. Sussumo NiyamaEngenheiro civil, mestre e doutor pela Escola Politécnica da USP, foi presidente da ABMS, co-editor do livro Fundações – Teoria e Prática da Editora PINI. Foi pesquisador do IPT, gestor do SindusCon-SP. Participou em inúmeras palestras, publicações, eventos e intercâmbios nacionais e internacionais. Coordenador de curso de mestrado na FESP e atualmente diretor da Tecnum Construtora.