Curso de NOVO Gerenciamento de Facilities – 80h Online (ao vivo pela internet)
O curso de Gerenciamento de Facilities foi muito útil, os professores são experientes e didáticos e certamente me ajudarão muito no exercício da minha função.
Introdução
TURMA COMEMORATIVA - 30 ANOS AEA EDUCAÇÃO CONTINUADA - FAÇA PARTE!
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A gestão de áreas privativas, ou Gerenciamento de Facilities (Facility Management) e de edifícios (Property Management) , é um campo interdisciplinar, que tem como foco a coordenação de espaços, infraestruturas e pessoas. Está associada à gestão da prestação de serviços e instalações em edifícios de escritórios, estádios, escolas, centros comerciais e de serviços, indústrias, hospitais, hotéis, condomínios, dentre outros, como será fartamente demonstrado no Curso de Gerenciamento de Facilities.
A importância do Gerenciamento de Facilities se sobressai em momentos de crise econômica, como a que ocorre no país. Sob o ponto de vista da empregabilidade, o mercado de Facilities não se reduz em tempos de crise. Ao contrário, a tendência de redução dos custos operacionais se acentua, e deve ser bem planejada para que não prejudique a qualidade dos serviços nem deprecie as instalações. Estes são os grandes desafios dos gestores e operadores das áreas de Facilities. Os empreendimentos continuam a funcionar e, portanto, as exigências de serviços gerenciados com eficiência e eficácia aumentam.
É fato que atualmente as organizações vivem um cenário de extrema competitividade, exigindo assim a necessidade de promover mudanças, criar e implantar estratégias, metodologias e processos que permitam aprimorar e desenvolver continuamente a prestação dos mais variados serviços que dão suporte à atividade fim das organizações, públicas ou privadas.
Com isso, abre-se um campo de oportunidades de emprego em Facilities, devido a uma grande carência de profissionais capacitados no Brasil. O curso de NOVO Gerenciamento de Facilities da AEA Educação Continuada é o mais completo oferecido pelo mercado, seja pelo pioneirismo, seja pela qualidade dos seus professores, que além de sólida formação acadêmica têm vasta experiência profissional sendo conhecidos e reconhecidos em suas áreas de especialidade.
Neste contexto, no curso NOVO Gerenciamento de Facilities mostraremos aos profissionais a importante questão da atualização técnica e tecnológica dos ambientes e de que forma devem avaliar e indicar a implantação de soluções inovadoras, equipamentos e sistemas inteligentes e interligados, adequando as instalações e infraestrutura das edificações aos padrões mais modernos disponíveis, respeitando toda legislação vigente.
Em síntese, no curso de NOVO Gerenciamento de Facilities você aprenderá, com diversos profissionais de diferentes especialidades, a gerenciar os serviços que fazem parte da rotina dos empreendimentos, tais como: segurança, sistemas de ar condicionado, elevadores, além de gestão e fiscalização de prestadores de serviços, monitorar resultados, entre outras tarefas de apoio às atividades fim das empresas.
Atualmente, a formação e preparação do profissional é um diferencial a ser considerado nas escolhas das empresas. Além deste aspecto, um profissional capacitado, engajado e motivado terá uma performance superior aos demais, principalmente em momentos de crise.
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O que você vai aprender
Em um cenário de extrema competitividade, que exige mudanças rápidas, o Gerenciamento de Facilities trata da criação e implantação de estratégias, metodologias e processos que permitem desenvolver continuamente a prestação dos mais variados serviços, dando suporte à atividade fim das organizações, públicas ou privadas.
No Curso de Gerenciamento de Facilities, portanto, ensinaremos como avaliar e implantar soluções inovadoras, lançando mão de equipamentos e sistemas inteligentes e interligados, adequando as instalações e infraestrutura das edificações aos padrões mais modernos, sempre em linha com as legislações vigentes, abordando a atualização técnica e tecnológica dos ambientes.
Atualmente, a formação e preparação do profissional é um diferencial a ser considerado nas escolhas das empresas. Além deste aspecto, um profissional capacitado, engajado e motivado terá uma performance superior aos demais, principalmente em momentos de crise.
Como irá se beneficiar
Conseguir bons resultados das equipes internas ou dos prestadores de serviços terceirizados e ainda saber lidar com as expectativas dos usuários. Isso permite realizar os serviços necessários rapidamente, sem interferências negativas.
Desenvolver conhecimento técnico necessário para poder dialogar com prestadores de serviços e ter competência para encontrar soluções rápidas e menos onerosas para a empresa.
Saber selecionar e contratar empresas terceiras conforme as necessidades, levando em consideração a relação custo/benefício, além de entender o que pode ser feito para proteger o patrimônio.
Dispor de informações que permitam adotar os melhores métodos para eliminação de pragas urbanas ou contratar empresas especializadas. Como consequência, evitar problemas em relação a fiscalização, multas e até fechamento de unidades por falta de higiene.
Desenvolver competências de planejamento, implantação, gerenciamento e desenvolvimento de todas as atividades e recursos usados como suporte ao “core business” das organizações empresariais.
Identificar ganhos de produtividade, melhoria da qualidade, organização e atendimento eficaz dos usuários.
Como gerenciar e liderar as equipes de forma a obter o maior rendimento e, ao mesmo tempo, fazer com que o time trabalhe unido, engajado e com resultados de alta performance.
Como implantar, operar e gerenciar estacionamentos corporativos para obter o maior ganho operacional garantindo a segurança dos usuários.
Diferenciais
✅ Qualidade AEA, o melhor conteúdo e professores;
✅ Aprenda com quem entende, temas atuais e um time de professores atuantes no mercado, conhecidos e reconhecidos em suas áreas de atuação.
✅ Curso pioneiro em FM, 55+ turmas e 1200+ alunos;
✅ Turma comemorativa de 30 anos AEA, com certificado especial;
✅ 80 horas de duração e 20 módulos;
✅ Online ao vivo, aulas no período noturno, com gravações e conteúdos disponíveis em nossa plataforma por prazo determinado;
✅ Novos módulos: Certificações dos Empreendimentos, Higiene e Segurança do Trabalho, Série ABNT NBR ISO 41.000;
✅ Módulo bônus: Equipes de Alta Performance com Luiz Eduardo Neves Loureiro;
✅ Módulo: Jornada da Inovação, com Shirlei Ribeiro D’Amico;
✅ Mini mentoria exclusiva em grupo para impulsionar sua carreira em FM, com Lamberto Grinover e Luiz Eduardo Neves Loureiro;
✅ Participação exclusiva no grupo de WhatsApp, com alunos e professores, para relacionamento, compartilhamento e troca de experiências, informações e oportunidades.
Alguns clientes
Abbott > Álamo > Allianz > B3 > Banco Inter > Banco Votorantim > Boa Vista SCPC > Bosch > BR Properties > Brookfield Properties > Brasanitas > Bridgestone > Cacau Show > CBRE > CNJ > CNN Brasil > Colliers > DATAPREV > Fundação Bradesco > Fundação Grupo Boticário > Grupo Fleury > Hines > Itaú Cultural > JLL > KPMG > Lenovo > Libbs > Manserv > Metro > Nubank > Petrobras > PGR > Porto Seguro > PWC > Qualicorp > SABESP > SESC > Sodexo > SUZANO > StartSe > Tegra Incorporadora > Temon > Tishman Speyer > TRF1 > Unimed > VALE > XPI
Público Alvo
Todos os profissionais que têm ligação direta ou indireta com os vários serviços da área de facilidades. São gerentes, supervisores e coordenadores de atividades voltadas para a infraestrutura das empresas (Facilities, Serviços, Manutenções e Utilidades) e que atuam em sites corporativos, redes financeiras e de varejo, shopping centers, indústrias, condomínios empresariais e residenciais, supermercados, escolas, hospitais.
Profissionais de outras áreas que desejam desenvolver o conhecimento específico em gerenciamento de facilidades.
Não há pré-requisitos específicos e não é necessário ter formação superior ou em áreas técnicas, pois as equipes são formadas também por técnicos especializados. Importante é que os alunos tenham aproximação e atuação na área, pois, caso contrário, não compreenderá a interligação entre os temas e a complexidade de se trabalhar nas áreas de Facilities.
Duração
80 horas.
Modalidade
Online ao vivo, com gravações e conteúdos disponíveis em nossa plataforma por todo o período de realização do curso + 30 dias após a sua conclusão.
Abertura
- Facility/Property Management: desafios e oportunidades.
EVTL (Estudo de Viabilidade Técnica e Legal) e Gestão Documental
- Elaboração do estudo de viabilidade, principais pontos levantados sobre os imóveis;
- Identificação de carências documentais nas unidades de negócio;
- Gestão de documentos emitidos;
- Renovação de licenças;
- Contratação de fornecedores para licenciamentos;
- Os seguros dos prestadores de serviços nos empreendimentos.
Mercado Livre de Energia e Eficiência Energética
- Planejamento do suprimento de energia;
- Gestão de contratos de energia no mercado livre;
- Eficiência Energética.
Gestão da Manutenção Predial em Instalações Prediais
- Conceituação;
- Normatização pertinente;
- Conceitos de vida útil;
- Conceitos Básicos de Planejamento;
- Manutenção – Tipologia e Conceituação;
- Elaboração de Planos de Manutenção;
- Métricas para a Manutenção Predial;
- Gestão Informatizada;
- Apresentação de Resultados;
- IoT (Internet of Things) aplicado à gestão predial.
Gerenciamento de Seguros
- Identificação e análise de riscos;
- Quais os principais seguros a serem formalizados para os diversos empreendimentos;
- Quais as melhores e mais eficientes coberturas;
- Cuidados e atenções na estípula das apólices;
- Os seguros dos prestadores de serviços nos empreendimentos.
Gestão de Estacionamentos
- Cuidados na contratação do operador;
- Medição dos serviços;
- Equipamentos e instalações;
- Cuidados operacionais.
Indicadores de Desempenho (KPI e SLA)
- Como determinar ferramentas para monitorar o padrão dos serviços;
- Utilização eficiente e eficaz dos indicadores na área de facilidades;
- A avaliação dos resultados, penalizações e bonificações.
Equipes de Alta Performance
- Conceito e técnicas para formação de Equipes de Alta Performance;
- Liderança de Alta Performance e seus maiores desafios;
- Gestão do Desempenho – O foco no desempenho pessoal e de equipe como rotina do gestor;
- Feedback como ferramenta de desenvolvimento profissional;
- Relações Interpessoais no Trabalho;
- Conflitos Produtivos.
Instalações Prediais e Ambientes Críticos
- A importância das instalações prediais em edificações de alto desempenho;
- Definições e conceitos essenciais sobre manutenção e operação das instalações das edificações;
- Principais Sistemas Prediais;
- Ambientes de Missão Crítica.
Liderança para Resultados
- Atuação do Gestor;
- Nível de Maturidade das Equipes;
- Liderança Situacional;
- Liderança em Home Office;
- Liderança e Resiliência.
Gerenciamento de Layout
- Novos conceitos e impactos nas instalações;
- Necessidades de novos layouts;
- Fases de uma nova implantação;
- Recursos operacionais para a organização e gerenciamento de uma variação de lay out;
- Razões para o sucesso e riscos – o papel do facility manager.
Certificação Well e LEED Zero
- O que são o LEED Zero e a certificação WELL, e o que eles significam para a indústria da construção civil;
- Estudos de caso – Primeiros edifícios LEED Zero no mundo e no Brasil;
- Estudos de caso – Primeiros edifícios WELL no Brasil;
- Como vencer a barreira do custo e tornar economicamente viável esses conceitos;
- Quais são os benefícios e como comunicar a proposta de valor para os clientes;
- Como transformar essas duas novidades em vantagem competitiva.
Segurança e Saúde do Trabalho no Gerenciamento de Facilities
- PGR – Programa de Gerenciamento de Risco Nova NR-01;
- Responsabilidade Civil e Criminal da liderança;
- Percepção de Risco no gerenciamento de facilities;
- Ferramentas de Gestão no dia a dia das operações (Frank Bird, Heinrich e Maslow);
- Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho das empresas prestadoras de serviços.
IoT – Internet das coisas
- Introdução a Internet das Coisas
- O Papel das Tecnologias IoT na aceleração da Transformação DIgital
- Inteligência Artificial e Big Data
- Componentes de Hardware e Software
- Introdução a Redes e Protocolos de Comunicação
- Na prática: Algumas aplicações e resultados
Limpeza Institucional
- Objetivo da limpeza;
- Como medir a eficiência da limpeza;
- Limpeza de carpetes – atenções especiais e estratégias ao longo do tempo;
- Sustentabilidade x processos certificados de limpeza;
- Melhores práticas.
Finanças Aplicadas ao Gerenciamento de Facilities
- Atividades típicas que exigem conhecimentos básicos de finanças;
- Maximização do retorno para os proprietários/alta direção;
- Despesas diretas e indiretas;
- Como apresentar um projeto sob o ponto de vista financeiro.
Pragas Urbanas
- Controles;
- Tecnologias e produtos;
- Impactos nas edificações e instalações.
Terceirizações e Contratações de Serviços
- Vantagens da terceirização;
- Modalidades de contratação na área de gerenciamento de facilidades;
- Cuidados na hora de contratar.
Gestão de Riscos Corporativos em Facility Management
- Contexto da Gestão de Riscos Corporativos – Brasil e Mundo e o Facility;
- A Importância de gerenciar riscos de Facility – Antecipação;
- Processo de Governança das Três Linhas de Defesa;
- Framework de Gestão de Riscos em Facility.
- Aplicação de Casos Brasileiros e Internacionais.
Normalização – A Série ISO 41.000, Facility Management
- Visão geral das normas atuais e o futuro da série 41000 (ISO 41001, 41011, 41012, 41013…41014);
- Vocabulário, escopo e conceitos chaves do FM;
- Processo de fornecimento e acordos em FM;
- Medição de desempenho da prestação de serviços;
- Sistemas de gestão de FM (organização, operação, melhoria e auditoria);
- A estratégia de FM (entendendo e desenvolvendo);
- Gerenciando o desempenho e melhorando o resultado.
Importante:
- O programa poderá ser atualizado/adequado visando o melhor interesse de todos;
- O plano de aula está sujeito a variação em razão da agenda dos professores;
- Na impossibilidade de comparecimento do professor nos reservamos o direito de substitui-lo por outro profissional com capacidade técnica e didática equivalente.
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Coordenador Prof. Esp. Lamberto Grinover
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Esp. David Ben Lolo
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Prof. André Trujillo
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Prof. Bruno Zapelli Bezerra
Formado em Tecnologia em Automação Industrial, graduação em Engenharia de Energia na Universidade Federal do ABC;
Dedicou sua carreira a projetos, principalmente nas áreas de gestão e controle de sistemas HVAC em clientes finais como: Hospital Albert Einstein, Rede D’or São Luiz, redes bancárias entre outros;
Forte contribuição no desenvolvimento do projeto da Rede D’or Hospital São Luiz – Anália Franco premiada na categoria de Eficiência Energética do 2020 Climate Challenge. -
Prof. Carlos Alberto Schoeps
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Prof. Dr. Haroldo Luiz Nogueira da Silva
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Prof. Edison Pires de Lima
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Prof. Esp. Alex Martins
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Prof. Esp. Luiz Eduardo Neves Loureiro
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Prof. Esp. Randy Baldresca
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Prof. Márcio Zapeline Orofino
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Prof. Me. Ricardo Crepaldi
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Prof. Paulo Henrique Bueno
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Prof. Peter Edelstein
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Profa. Carolina Ribeiro
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Profa. Esp. Ana Paula Ribas d’Avila Altman
Há 10 anos é responsável pela prospecção comercial e desenvolvimento de negócios na Estapar, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, colaborando com um crescimento exponencial da empresa, com quase 1000 estacionamentos em território nacional. -
Profa. Esp. Sanrlei Polini
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Profa. Ma. Ana Maria Florentino de Macedo
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Profa. Priscila de Souza
Condições de Pagamento
À vista via PIX, cartão de crédito ou boleto bancário;
Em até 4 vezes sem juros no cartão de crédito ou boleto bancário.
O que está incluso no valor da inscrição
Materiais didáticos e de apoio;
Certificado de participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista de presença que circulará no primeiro dia de curso);
Participação no módulo bônus;
Participação na mentoria exclusiva em grupo;
Participação exclusiva no grupo de WhatsApp, com alunos e professores, para relacionamento, compartilhamentos e trocas de conhecimentos, experiências, informações e oportunidades.
Informações gerais
O programa tem duração de 80 horas online ao vivo pela internet, em 20 módulos de 4 horas cada.
O link de acesso ao ambiente virtual de ensino será disponibilizado por e-mail nos dias que antecedem a data de início do curso;
O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única.
Caso não consiga participar do evento ao vivo, em parte ou todo, será possível acessar à gravação por todo o período de realização do curso + 30 dias após a sua conclusão.
Você poderá participar a partir de qualquer computador conectado à rede e poderá interagir em tempo real, através do chat.
Gravação e compartilhamento do conteúdo
Fica terminantemente proibido, sob pena da Lei, a gravação e o compartilhamento das aulas, em vídeo, áudio ou fotografia, no todo ou em partes, por qualquer meio, salvo quando houver prévia e expressa autorização dos organizadores.
Observações
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva o direito de cancelar ou reagendar o curso visando preservar o melhor interesse de todos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos;
In all cases, we recommend that you carefully and completely read the Adhesion Agreement accepted when completing your online registration.
Depoimentos
“Recomendo que todos os profissionais da área participem do curso de Gerenciamento de Facilities na AEA Educação Continuada. Valeu a pena o investimento.” – Maria Claudia Oliveira
“Já tive a oportunidade de participar de alguns cursos sobre Facilities, mas o curso de Gerenciamento de Facilities da AEA me surpreendeu com sua organização, temas atualizados e o alto nível de conhecimento dos instrutores.” – José Luiz Azevedo
“O curso de Gerenciamento de Facilities nos dá a oportunidade de avançar em questões que fazem parte do nosso dia a dia e, com a expertise dos professores, torna-se uma oportunidade única de poder alavancar e materializar todo esse conteúdo que nos foi apresentado, com situações muito comuns a nós, de Facilities. Adicionalmente, com o conhecimento de pessoas que atuam na área, o curso fornece ganhos fantásticos como profissionais e naturalmente os aplicaremos em nossos locais de trabalho, para nossos clientes internos e externos, trazendo eficiência e eficácia para o negócio.” – Ivan Canuto