Curso de Interiores de Escritórios – Projetando para Atender às Necessidades de Usuários e Empresas – 15h telepresencial
Introdução
O ambiente de trabalho ao longo do tempo evolui para atender as necessidades das empresas e pessoas em razão de fatores fundamentais relacionados aos mercados, a tecnologia, as mudanças culturais organizacionais e estruturais, que, por consequência, estabelecem novas formas e dinâmica de trabalho.
Passada a pandemia, uma nova realidade se configurou uma vez que o modelo de trabalho remoto e trabalho híbrido passaram a fazer parte de uma nova ordem, que tem levado as empresas a mudarem seus ambientes de trabalho para atrair seus colaboradores de volta ao escritório e reter os novos talentos.
Como, então, os profissionais da arquitetura e design de interiores devem responder a essa nova demanda? Como dimensionar os diversos espaços que hoje compõem esses ambientes? Como definir o briefing, os critérios que nortearão o projeto? Quais os requerimentos técnicos que devem ser seguidos? Quais estratégias o mercado vem usando para trazer seus colaboradores de volta?
O entendimento do problema, um diagnóstico consistente da situação atual, um levantamento do programa detalhado, a consolidação e análise dos dados, a quantificação das áreas necessárias, as definições do mobiliário a ser utilizado e a elaboração de um partido de projeto se tornam, portanto, etapas do processo metodológico e fatores fundamentais para garantir o sucesso do projeto.
O curso de Interiores de Escritórios - Projetando para Atender às Necessidades de Usuários e Empresas, portanto, objetiva lançar luz a todas essas questões como base para o entendimento do contexto atual e, a partir daí, instrumentalizar os profissionais para que possam exercitar a sua capacidade criativa, bem como a sua competência técnica proporcionando a seus clientes um ambiente saudável e produtivo.
Para tanto, o curso será dividido em 2 etapas: a primeira de cunho teórico conceitual, e a segunda de cunho prático por meio de um exercício projetual.
O Curso de Interiores de Escritórios - Projetando para Atender às Necessidades de Usuários e Empresas da AEA Educação Continuada irá discutir, dentre outros assuntos, os fundamentos do processo de projeto de interiores de escritórios por meio da apresentação de diversas técnicas de levantamento, análise das necessidades e elaboração dos projetos. Serão 15 horas de duração em que arquitetos, designers de interiores, engenheiros e técnicos em engenharia, gestores, estudantes e as demais pessoas interessadas poderão aprofundar-se no tema.
Confira a seguir os principais aprendizados e detalhes do Curso de Interiores de Escritórios - Projetando para Atender às Necessidades de Usuários e Empresas da AEA Educação Continuada, empresa líder e referência em treinamentos:
- Conheça como as empresas estão organizadas atualmente e quais os critérios técnicos, de desempenho, ergonômicos, estéticos e de custos que envolvem os projetos de interiores dos ambientes de trabalho
- Saiba quais são as principais tendências para este mercado que vive um momento de grande oportunidade decorrente das inúmeras mudanças na forma de trabalho
- Aprenda a atender o cliente corporativo, levantar suas necessidades e transformá-las em soluções adequadas, propiciando a otimização de custos, e também, o aumento do desempenho das pessoas no trabalho
- Descubra todos os detalhes da legislação vigente
O Curso de Interiores de Escritórios tem importância essencial para profissionais que pretendem trabalhar na área, já que não consta como disciplina específica nos cursos de graduação em Arquitetura.
Ao mesmo tempo, é um tema complexo, que exige atualização constante em razão das transformações recorrentes na dinâmica de trabalho, na estratégia de gestão das empresas, na legislação, sem deixar de levar em conta a influência das novas tecnologias. Em função disso, essas variáveis estão sempre gerando novas demandas e soluções de projeto e exigindo diferentes formas de percepção das necessidades do ambiente de trabalho.
No curso de Curso de Interiores de Escritórios - Projetando para Atender às Necessidades de Usuários e Empresas, a Arq. Claudia Andrade desvenda um novo modelo de se pensar o ambiente de trabalho e atender as necessidades dos usuários e empresas.
Não existe solução padrão quando se planeja um espaço de trabalho. Ele é deduzido a partir do entendimento de como cada empresa funciona. Em particular, é preciso fazer a gestão estratégica do ambiente de trabalho, criando convergências que buscam o bem-estar e o melhor desempenho das equipes.
A flexibilidade torna-se um princípio fundamental que influencia nas decisões arquitetônicas e de design do ambiente. Frente à atual diversidade de situações de trabalho, onde a criatividade e a interação são bastante valorizadas, a criação de ambientes múltiplos deve favorecer o relacionamento e a troca de ideias entre as pessoas.
Serão apresentados os requisitos necessários para uma correta especificação técnica da estação de trabalho e principais materiais de acabamento, de modo a atender à legislação e às necessidades dos usuários, levando em consideração os custos e as características técnicas e estéticas do edifício.
O que você vai aprender
O curso visa apresentar aos alunos, de forma conceitual e prática, como as empresas estão organizadas hoje e quais os critérios técnicos, de desempenho, ergonômicos, estáticos e de custos que envolvem os projetos de interiores dos ambientes de trabalho em escritório, de modo que estes reflitam cada vez mais as necessidades e expectativas de seus funcionários, de forma eficiente e eficaz.
Também serão abordadas as tendências atuais, já que esse é um momento de grande oportunidade nessa área, em razão de todas as mudanças que vem ocorrendo na forma de trabalhar, como as novas gerações digitais, a necessidade das empresas serem mais enxutas, e o foco na redução de custos. O curso irá discutir ainda a tendência cada vez mais comum de as pessoas trabalharem à distância e com mobilidade, e a consequente otimização da ocupação do espaço, por meio do compartilhamento das estações de trabalho.
Benefícios
O curso irá informar como atender o cliente corporativo, levantar suas necessidades e transforma-las em soluções projetuais. E irá preparar o profissional para ser mais assertivo na busca de soluções adequadas que propiciem a otimização de custos, e também o aumento do desempenho das pessoas no trabalho.
Importante foco será dado às questões conceituais, como a contextualização do tema nos dias atuais, a legislação vigente, os aspectos construtivos e dimensionais e a definição de critérios técnicos, ergonômicos, de segurança e de desempenho, propiciando ao aluno um conhecimento mais amplo acerca do assunto e um incremento expressivo em todo o processo de projeto.
Dessa maneira, o profissional poderá atuar de maneira estruturada, mediante procedimentos bem definidos, a partir de um processo metodológico consistente e embasado em normas e restrições legais. Assim, o aluno poderá garantir a qualidade dos processos e atendimento dos prazos.
Público alvo
Arquitetos, design de interiores, engenheiros e técnicos em engenharia, gestores dessa área dentro de empresas, como facility managers, project managers, além de estudantes e demais pessoas que se interessem pelo tema.
Duração
15 horas
Modalidade
Telepresencial (Online ao vivo)
Módulo I – CONTEXTUALIZAÇÃO/AGREGANDO VALOR AO PROJETO/ METODOLOGIA
- Apresentação dos objetivos da disciplina | conteúdo programático | organização dos módulos;
- Apresentação dos alunos e facilitador;
Módulo II – PROGRAMA DE NECESSIDADE E DIMENSIONAMENTO DOS ESPAÇOS
- Exercício em grupo: discussão dos textos apresentados
Módulo III – REFERENCIAS TÉCNICAS DE PROJETOS
- Após apresentação do trabalho a ser desenvolvido, os alunos iniciam a parte pratica do curso.
Módulo IV – DESENVOLVENDO UM MODELO CONCEITUAL DO PROJETO
- Exercício: trabalho prático com atendimento aos alunos
Módulo V – DESENVOLVENDO UM MODELO CONCEITUAL DO PROJETO
- Exercício: trabalho pratico com atendimento aos alunos e conclusão do curso.
Bibliografia:
ALVES, Thiago. Nem home, nem Office. São Paulo. Editora Gente, 2022.
ANDRADE, Claudia. A Historia do Ambiente de Trabalho em Edificio de Escritorios: um século de trasnformaçao. Sao Paulo, C4. 2007.
ANDRADE, Claudia. O Escritorio no Século XXI. Sao Paulo, C4, 2013
BROWN, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias. Campus, 2010.
CAETANO, Amélia; BRIK, André. Além do Remoto: os proximos passos do trabalho flexível. Curitiba, ITP, 2020. https://www.trabalhoportatil.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Alem_Remoto_ebook_pt_040820.pdf
PANERO, J., ZELNIK, M. Dimensionamento humano para espaços interiores: um livro de consulta e referência para projetos. Barcelona: Gustavo Gili, 2008.
VOORDT, Theo J. M. vand der; WEGEN, Herman B. R. van. Arquitetura sob o olhar do usuário: programa de necessidades, projeto e avaliacao de edificações. Oficina de Textos, 2013
Normas Técnicas:
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050/2015: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. 13962/2018: Móveis para escritório – Cadeiras – Requisitos e métodos de ensaio.
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. 13966/2008: Móveis para escritório – Mesas – Classificação e características físicas dimensionais e requisitos e métodos de ensaio.
COE – SP : Código de Obras do Município de São Paulo, 2017. https://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/codigo_de_obras_ilustrado.pdf
IT – INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 09/2019 – Compartimentação horizontal e compartimentação vertical. http://www.corpodebombeiros.sp.gov.br/
IT – INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 10/2019 – Controle de materiais de acabamento e de revestimento
IT – INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 11/2019 – Saídas de emergência
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Profa. Dra. Claudia Andrade
Atualmente possui empresa de consultoria especializada em novas estratégias de ambiente de trabalho e, também, em Workplace Change Management, sendo certificada como Expert Professional pelo HuCMI – Human Change Management Institute.
É professora convidada no MBA em Gestão de Facilidades na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e até 2022 foi professora na graduação de Design de Interiores e Arquitetura da Belas Artes de São Paulo.
Autora dos livros “O escritório do século XXI” e “A história do ambiente de trabalho em edifícios de escritórios – Um século de transformações”, publicado pela edição C4. É coautora dos livros “Assessing Building Performance” e “Facilities Change Management”, publicados na Inglaterra.
Atualmente, tem se dedicado em auxiliar as empresas no processo de volta dos seus colaboradores ao escritório pós pandemia e participado de palestras e webinares sobre o assunto.
O que está incluso
- Material didático de apoio, digital em PDF (disponibilizado por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso).
- Certificado de Participação digital – Para cada inscrição, será emitido um único Certificado de Participação digital, que será entregue no prazo de até 15 dias após a conclusão do curso. (Favor atentar a correta grafia do seu nome no ato da inscrição online).
Informações gerais
- O programa tem duração de 15 horas, distribuídas em 5 períodos de 3 horas cada.
- O evento será realizado à distância e transmitido ao vivo pela internet.
- O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por e-mail até 1 hora antes da transmissão oficial.
- O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única.
- Caso não consiga participar do evento ao vivo, em parte ou todo, será possível acessar à gravação pelo período de 30 dias.
- Você poderá participar a partir de qualquer computador conectado à rede e poderá interagir em tempo real, através do chat.
Gravação e compartilhamento do conteúdo
Fica terminantemente proibido, sob pena da Lei, a gravação e o compartilhamento das aulas, em vídeo, áudio ou fotografia, no todo ou em partes, por qualquer meio, salvo quando houver prévia e expressa autorização dos organizadores.
Observações
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos;
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.