Curso de Plano Diretor, Zoneamento e Código de Obras de São Paulo
Introdução
O curso de Plano Diretor, Zoneamento e Código de Obras de São Paulo, atualizado com a revisão parcial da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, aprovada em 2024, capacita você a projetar e executar empreendimento com segurança técnica e jurídica, em conformidade com a legislação vigente.
O Plano Diretor e a Lei de Uso e Ocupação do Solo (lei de zoneamento) são instrumentos essenciais que estabelecem as diretrizes para a elaboração de projetos na cidade de São Paulo, além de fornecerem orientações para a avaliação de imóveis com fins de investimento e a implementação de diferentes usos e atividades econômicas.
O Código de Obras e Edificações (COE), por sua vez, é um conjunto de leis que define as normas técnicas para todo tipo de construção, garantindo segurança, conforto ambiental, salubridade e acessibilidade.
Essas leis regulam todas as aprovações relacionadas aos imóveis, desde novas construções até processos de regularização ou requalificação, além de orientar procedimentos administrativos como autuações, instâncias de aprovações e prazos para atendimento de comunique-se.
A interdependência entre esses três elementos é fundamental: o Plano Diretor estabelece a visão geral da cidade, a Lei de Zoneamento traduz essa visão em regras específicas para diferentes áreas e o Código de Obras define os requisitos técnicos para a execução dos projetos.
O curso de Plano Diretor, Zoneamento e Código de Obras de São Paulo visa capacitar os participantes, por meio de um roteiro prático, a analisar o que é permitido ou não, à luz da nova legislação aprovada em 2024 (Lei Municipal 18.081/2024, que revisou a Lei 16.402/2016 sobre parcelamento, uso e ocupação do solo).
Este curso é destinado a arquitetos, urbanistas, engenheiros, advogados, corretores de imóveis, profissionais dos setores de expansão de empresas comerciais, empreendedores e todos os interessados em conhecer a legislação urbana que regula a ocupação territorial na Cidade de São Paulo.
O que você irá aprender
• Principais parâmetros da lei 16.050/14 e Lei 16.402/16, incluindo a Lei Municipal 17.975/2023, que estabeleceu a revisão intermediária do Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo e a Lei Municipal nº 18.081/2024 que dispões sobre a revisão parcial da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo.
• Uso prático das legislações aplicáveis;
• Onde buscar a informação e como utilizá-la a favor do seu projeto ou empreendimento.
Como irá se beneficiar
• Conhecimento sobre a legislação urbanística e edilícia de São Paulo;
• Princípios para abertura de processos de aprovação de projeto
• Se expor a um mercado que tem, em média, mais de 1,2 milhão de m² construídos anualmente (Fonte: ZeroCem, São Paulo).
Público-alvo
Esse curso é voltado para arquitetos, urbanistas, engenheiros, advogados, corretores de imóveis, profissionais dos setores de expansão de empresas comerciais, empreendedores e todos os interessados em conhecer a legislação urbana que ordena a ocupação territorial na Cidade de São Paulo.
Duração
15 horas
Modalidade
Online e ao vivo
- Introdução ao Plano Diretor de São Paulo;
• Novidades da revisão do Plano Diretor (Lei Municipal 17.975/2023);
• Parâmetros da Lei de Uso e Ocupação do Solo;
• Novidades de revisão da Lei de Zoneamento (Lei Municipal 18.081/2024)
• Zonas de Uso e Zonas Especiais;
• Usos e Atividades;
• Características de Ocupação de Imóveis;
• Quota ambiental e sua aplicação;
• Outorga onerosa e como calculá-la;
• Parcelamento do solo;
• Casos específicos (hospitais, shopping centers, locais de reunião e polos geradores de tráfego);
• Instalação em edificações existentes;
• Procedimentos administrativos;
• Compartimentos;
• Circulação;
• Estacionamento;
• Supressão arbórea;
• Mobiliário.
-
Arq. Carlos Capuchinho
Profissional com mais de três décadas de experiência em aprovação de Projetos Arquitetônicos e Loteamentos, Legalização e Regularização de imóveis, com atuação destacada na obtenção dos mais diversos tipos de Licenças e Autorizações essenciais para empreendimentos de todos os portes e atividades. Abrangendo Alvarás de Obra e execução de edificações, Projetos de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI), certificados e Laudos de Acessibilidade, Anuências em Órgãos de Patrimônio Histórico e Licenças de Funcionamento, todos conforme as legislações municipais, estaduais e federais de todo o Território Nacional e em países do Mercosul.
Sócio Fundador da “Carlos Capuchinho Arquitetura Legal” presta serviços de consultoria para incorporadoras, escritórios e empresas, auxiliando-os na aplicação da legislação vigente, na obtenção de licenças e autorizações, e no desenvolvimento de projetos que atendam às exigências legais e regulamentares, garantindo a viabilidade e o sucesso de seus empreendimentos.
O que está incluso
– Material didático de apoio, digital em PDF (disponibilizado por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso).
– Certificado de Participação digital – Para cada inscrição, será emitido um único Certificado de Participação digital, que será entregue no prazo de até 15 dias após a conclusão do curso. (Favor atentar a correta grafia do seu nome no ato da inscrição online).
Informações gerais
O programa tem duração de 15 horas, distribuídas em 5 dias, em períodos de 3 horas cada.
O evento será realizado à distância e transmitido ao vivo pela internet.
O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por e-mail até 1 hora antes da transmissão oficial.
O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única.
Caso não consiga participar do evento ao vivo, em parte ou todo, será possível acessar à gravação pelo período de 30 dias.
Você poderá participar a partir de qualquer computador conectado à rede e poderá interagir em tempo real, através do chat.
Gravação e compartilhamento do conteúdo
Fica terminantemente proibido, sob pena da Lei, a gravação e o compartilhamento das aulas, em vídeo, áudio ou fotografia, no todo ou em partes, por qualquer meio, salvo quando houver prévia e expressa autorização dos organizadores.
Observações
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos;
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.