O que você aprenderá
A importância de atuar nas fases de inspeção, entrega e recebimento das edificações, e nas duas frentes da assistência técnica, a corretiva e a preventiva, gerando informações para entregar aos clientes um produto em constante melhoria. A jornada do cliente é longa e a assistência técnica faz parte dela.

Como irá beneficiar-se
Ampliando os seus conhecimentos técnicos e de gestão, melhorando as relações na organização na qual trabalha ou para a qual presta serviços, colocando em prática os conceitos do PDCA na área de Assistência Técnica.

Público alvo
Engenheiros, arquitetos, tecnólogos e profissionais atuantes na área de assistência técnica de construtoras e incorporadoras e em perícias e avaliações.

Duração
14 horas

Modalidade
Online ao vivo

Aula 1 – Introdução ao tema

  • Conceitos; a jornada do cliente; o relacionamento com os clientes; modelos contratuais entre incorporadora, construtora e prestadores de serviços; expectativa do cliente, cada vez mais conectado e preparado, para recebimento da obra;
  • O relacionamento com os clientes na apresentação do produto edifício para a entrega e no atendimento das demandas de assistência técnica;
  • A assistência técnica próxima ao cliente e ao edifício em uso, como oportunidade para obtenção de informações de desempenho da edificação e alimentação do ciclo PDCA;
  • Exemplos de custos e de serviços mais comuns durante a fase de assistência técnica, apresentando a importância das análises e retroalimentação do processo;
  • A importância do projeto, da especificação dos materiais e da qualidade da execução na redução dos custos de assistência técnica;
  • O processo de melhoria contínua com base no recebimento e na assistência técnica.

Aula 2 – Comissionamento, entrega e recebimento

  • Inspeções e comissionamentos pré-entrega da obra;
  • Entrega e Recebimento da obra por parte do cliente – procedimentos, documentos, controles, análises;
  • Orientações ao cliente quanto à VUP e necessidade das manutenções;
  • Atividades advindas das reclamações, demandas e tratamento das não conformidades;
  • Prazos de garantias – ABNT NBR 17170:2022 e ABNT NBR 15575-1:2021.

Aulas 3 e 4 – Assistência técnica

  • Práticas e procedimentos de assistência técnica: ações corretivas após a entrega das obras; ações preventivas antes e durante a produção das obras; ações de avaliação da edificação no uso após a finalização e a entrega da obra.
  • A assistência técnica como um agente de melhoria contínua do produto – uso do PDCA.
  • Questões relativas aos manuais do proprietário e das áreas comuns – orientações.
  • Questões relativas à manutenção da edificação por conta do cliente – orientações.
  • Questões relativas a reformas – orientações.
  • Prof. MSc. Guilherme Castelo Branco Cavalcanti
    Prof. MSc. Guilherme Castelo Branco Cavalcanti
    Mestre em Habitação pelo IPT, é graduado em Engenharia Civil pela FESP PE e possui especializações em Administração de Empresas CEAG FGV e Técnicas de Planejamento na Construção Civil pela FDTE – Poli / USP. Atuou em vários setores de construtoras, incorporadoras, empresa de consultoria e condomínios, onde ocupou os mais diversos cargos, desde engenheiro até diretor. Especializou-se na implantação e gestão da assistência técnica e na elaboração, implantação e operação de programas de manutenção. Atua como consultor nas áreas de assistência técnica e de manutenção predial.

O que está incluso
– Material didático de apoio, digital em PDF (disponibilizado por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso).
– Certificado de Participação digital – Para cada inscrição, será emitido um único Certificado de Participação digital, que será entregue no prazo de até 15 dias após a conclusão do curso. (Favor atentar a correta grafia do seu nome no ato da inscrição online).

Informações gerais
O programa tem duração de 14 horas, distribuídas em 4 dias, em períodos de 3,5 horas cada.

O evento será realizado à distância e transmitido ao vivo pela internet.

Caso não consiga participar integralmente do evento ao vivo, será possível acessar à gravação, em nossa plataforma, durante todo o período de realização do curso, + 1 semana.

O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por e-mail até 1 hora antes da transmissão oficial.

O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única.

Você poderá participar a partir de qualquer computador conectado à rede e poderá interagir em tempo real, através do chat.

Gravação e compartilhamento do conteúdo

Fica terminantemente proibido, sob pena da Lei, a gravação e o compartilhamento das aulas, em vídeo, áudio ou fotografia, no todo ou em partes, por qualquer meio, salvo quando houver prévia e expressa autorização dos organizadores.

Observações
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;

Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;

O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos;

Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.