Curso de Procedimentos de Entrega e de Assistência Técnica Pós-obra – 14h (online ao vivo)
Introdução
Comumente, as assistências técnicas das construtoras e incorporadoras estão habituadas a atuarem de forma corretiva, limitando-se a receberem e solucionarem chamados sobre não conformidades das edificações entregues. Informações valiosas referentes ao desempenho da edificação são arquivadas e, na prática, não são devidamente utilizadas.
Um fator importante e que influencia na redução das não conformidades é a preparação da obra para a entrega ao cliente. Atuando-se de forma preventiva nas fases de projeto e de produção, os setores de assistência técnica têm a oportunidade de também atuarem na preparação para a entrega da obra, nas inspeções e nos comissionamentos dos diversos sistemas, colhendo frutos para futuras edificações, com o aumento da satisfação dos clientes.
A fase de assistência técnica de uma edificação faz parte da jornada do cliente e ela pode se iniciar bem antes do que imaginamos e com benefícios a todos os envolvidos. O relacionamento com os clientes nas fases de inspeção e de comissionamento para entrega e na fase de uso da edificação pode ser beneficiado pelas atuações das assistências técnicas nas fases de projeto e de produção.
A edição da ABNT NBR 17170:2022 – Edificações – Garantias – Prazos recomendados e diretrizes, atualizou o conteúdo técnico do Anexo D (Informativo) – Diretrizes para o estabelecimento de prazos de garantias, da ABNT NBR 15575-1:2021, e trouxe novas abordagens e diretrizes para as condições das garantias. Este importante tema será comentado.
Esse curso propõe uma abordagem sistêmica da entrega, do recebimento e da assistência técnica, também no sentido de orientar os participantes a tratarem as informações geradas na fase de assistência técnica, com a identificação das manifestações patológicas significativas e as devidas soluções, no sentido de atuarem na melhoria continua do produto edifício nas fases de projeto e de obra. Atuando-se na origem das não conformidades, atua-se preventivamente no sentido de minimizá-las em edificações futuras proporcionando redução dos chamados e consequente redução de custos do empreendimento como um todo.
Será feita uma abordagem prática e conceitual, sempre trazendo conceitos importantes e casos práticos ilustrativos, dando oportunidade ao participante de relatar e discutir casos práticos observados em sua jornada profissional.
O que você aprenderá
A importância de atuar nas fases de inspeção, entrega e recebimento das edificações, e nas duas frentes da assistência técnica, a corretiva e a preventiva, gerando informações para entregar aos clientes um produto em constante melhoria. A jornada do cliente é longa e a assistência técnica faz parte dela.
Como irá beneficiar-se
Ampliando os seus conhecimentos técnicos e de gestão, melhorando as relações na organização na qual trabalha ou para a qual presta serviços, colocando em prática os conceitos do PDCA na área de Assistência Técnica.
Público alvo
Engenheiros, arquitetos, tecnólogos e profissionais atuantes na área de assistência técnica de construtoras e incorporadoras e em perícias e avaliações.
Duração
14 horas
Modalidade
Online ao vivo
Aula 1 – Introdução ao tema
- Conceitos; a jornada do cliente; o relacionamento com os clientes; modelos contratuais entre incorporadora, construtora e prestadores de serviços; expectativa do cliente, cada vez mais conectado e preparado, para recebimento da obra;
- O relacionamento com os clientes na apresentação do produto edifício para a entrega e no atendimento das demandas de assistência técnica;
- A assistência técnica próxima ao cliente e ao edifício em uso, como oportunidade para obtenção de informações de desempenho da edificação e alimentação do ciclo PDCA;
- Exemplos de custos e de serviços mais comuns durante a fase de assistência técnica, apresentando a importância das análises e retroalimentação do processo;
- A importância do projeto, da especificação dos materiais e da qualidade da execução na redução dos custos de assistência técnica;
- O processo de melhoria contínua com base no recebimento e na assistência técnica.
Aula 2 – Comissionamento, entrega e recebimento
- Inspeções e comissionamentos pré-entrega da obra;
- Entrega e Recebimento da obra por parte do cliente – procedimentos, documentos, controles, análises;
- Orientações ao cliente quanto à VUP e necessidade das manutenções;
- Atividades advindas das reclamações, demandas e tratamento das não conformidades;
- Prazos de garantias – ABNT NBR 17170:2022 e ABNT NBR 15575-1:2021.
Aulas 3 e 4 – Assistência técnica
- Práticas e procedimentos de assistência técnica: ações corretivas após a entrega das obras; ações preventivas antes e durante a produção das obras; ações de avaliação da edificação no uso após a finalização e a entrega da obra.
- A assistência técnica como um agente de melhoria contínua do produto – uso do PDCA.
- Questões relativas aos manuais do proprietário e das áreas comuns – orientações.
- Questões relativas à manutenção da edificação por conta do cliente – orientações.
- Questões relativas a reformas – orientações.
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Prof. MSc. Guilherme Castelo Branco Cavalcanti
O que está incluso
– Material didático de apoio, digital em PDF (disponibilizado por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso).
– Certificado de Participação digital – Para cada inscrição, será emitido um único Certificado de Participação digital, que será entregue no prazo de até 15 dias após a conclusão do curso. (Favor atentar a correta grafia do seu nome no ato da inscrição online).
Informações gerais
O programa tem duração de 14 horas, distribuídas em 4 dias, em períodos de 3,5 horas cada.
O evento será realizado à distância e transmitido ao vivo pela internet.
Caso não consiga participar integralmente do evento ao vivo, será possível acessar à gravação, em nossa plataforma, durante todo o período de realização do curso, + 1 semana.
O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por e-mail até 1 hora antes da transmissão oficial.
O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única.
Você poderá participar a partir de qualquer computador conectado à rede e poderá interagir em tempo real, através do chat.
Gravação e compartilhamento do conteúdo
Fica terminantemente proibido, sob pena da Lei, a gravação e o compartilhamento das aulas, em vídeo, áudio ou fotografia, no todo ou em partes, por qualquer meio, salvo quando houver prévia e expressa autorização dos organizadores.
Observações
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;
Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;
O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos;
Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.