O que você vai aprender

  1. Reconhecer as oportunidades de retrofit em instalações com baixa eficiência energética, através de Retrofit de equipamentos ou em sistemas de climatização;
  2. Identificar, participar, projetar, apresentar e executar Retrofits de Iluminação;
  3. Aprofundar o conhecimento sobre automação em edificações, a fim de atender as atuais demandas mercadológicas;
  4. Compreender as funções dos principais sistemas utilizados em um projeto de automação integrado;
  5. Conhecer o funcionamento e os benefícios da utilização de um BMS (Building Management System);
  6. Conhecer os conceitos e processos mais recentes de Segurança Patrimonial;
  7. Conhecer o processo específico de Segurança Patrimonial para Facility;
  8. Metodologias, habilidades, tecnologias e ferramentas aplicadas nas atividades de planejamento, coordenação, execução e controle de um processo de Gestão de Segurança Patrimonial para facility, desde sua concepção até a conclusão.

Como você vai se beneficiar

  1. Proporcionará maior credibilidade profissional no mercado para a especificação de sistemas de automação, a compreensão dos diferentes tipos de sistemas de automação e suas aplicações, e definir de forma mais assertiva critérios específicos de automação, em função do perfil do empreendimento;
  2. Terá excelentes oportunidades de atuação, fundamentalmente, nas grandes cidades, que propiciam atuações promissoras em projetos de Retrofit;
  3. Obterá subsídios necessários para organizar e sistematizar as diversas ações, para a implantação, no empreendimento, da Gestão de Segurança Patrimonial, obtendo, assim, uma visão de riscos de segurança
  4. Conhecerá as diretrizes que permitem realizar a gestão de segurança patrimonial nos empreendimentos, custos e supervisão de atividades técnicas.

Público alvo

Arquitetos, engenheiros civis, mecânicos, eletricistas de diversas áreas de intervenção, deste projeto, até gestão, manutenção e operação de empreendimentos.

Duração

32 horas

Modalidade

Online ao vivo

Introdução – Módulo Básico – Carga Horária: 8 horas

  1. Informes gerais: corpo docente, conteúdo do curso, material, horário, etc.
  2. A questão da crise de energia e da sustentabilidade
  3. Panorama mundial e brasileiro do setor energético
  4. Dados de consumo por uso final em diversos setores (indústria, comercial,
  5. residencial, serviços, etc.
  6. Estratégias e potencial de retrofit nas edificações: módulo misto
  7. APO como estratégia de diagnóstico energético
  8. PBE/Procel Edifica para edifícios comerciais, de serviços, públicos e residenciais

Introdução – Metodologia de Diagnóstico Energético, Medição e Monitoramento – Carga Horária: 4 horas

  1. Metodologias de diagnóstico energético
  2. Medição/monitoramento, protocolo internacional,
  3. Avaliação econômica de projetos de retrofit
  4. Cálculo de retorno econômico (payback)
  5. As normas e regulamentos Inmetro
  6. Comissionamento

Sistemas de Iluminação Artificial – Carga Horária: 6 horas

  1. Sistemas de Iluminação
  2. A questão ambiental e a eficiência energética
  3. Retrofit de Sistemas de Iluminação
  4. Recursos de iluminação artificial / natural
  5. Integração luz artificial / natural
  6. Projeto de Retrofit de Iluminação
  7. As normas e regulamentos Inmetro
  8. Estudo de casos de Retrofit de Iluminação

Sistemas de Climatização Artificial – Carga Horária: 6 horas

  1. Características dos sistemas de climatização
  2. Utilização da norma ASHRAE 90.1 como ferramenta de estratégias de
    eficiência energética
  3. Retrofit (readequação) de equipamentos
  4. Retrofit (readequação) de conceitos de climatização
  5. Ferramentas de simulação
  6. Case de retrofit (Estudo de caso de uma readequação)

Sistemas de Automação Integrada e Building Management Systems – Carga Horária: 4 horas

  1. Conceito de automação em edificações
  2. Principais sistemas a serem integrados
  3. Benefícios da automação
  4. Projeto integrado de automação
  5. Automação e a eficiência energética
  6. O que é um BMS?
  7. Componentes de um BMS
  8. Benefícios de um BMS
  9. Sistemas de automação de elevadores
  10. Estudos de caso

Fontes de Energia para Edificações – Carga Horária: 4 horas

  1. Fotovoltaico
  2. Solar Térmico
  3. Outras
  • Coordenador – Prof. Me. Nelson Solano Vianna
    Coordenador – Prof. Me. Nelson Solano Vianna
    Diretor da Geros Arquitetura, é também consultor autônomo na área de Conforto Ambiental e Eficiência Energética nas Edificações desde 1979. Arquiteto e mestre em arquitetura pela FAU-USP, atuou como professor de universidades conceituadas como a própria FAU-USP, Poli-USP, Universidade Federal de Santa Catarina e outras universidades públicas e privadas. Ex-pesquisador do NUTAU-USP, foi também arquiteto bolsista do Ministério das Relações Exteriores da Itália junto ao Instituto do Ambiente Construído da Faculdade de Arquitetura do Politécnico de Turim. Atualmente é auditor do HQE-AQUA e gerente técnico do PROCEL EDIFICA junto à Fundação Vanzolini ligada à Poli-USP.
  • Prof. André Trujillo
    Prof. André Trujillo
    Considerado um expert em qualidade, André Trujillo atua na área de manutenção predial há mais de 20 anos, com foco em Corporações Financeiras e Sites Críticos. Graduado em Engenharia Mecânica, atualmente é Superintendente de Facilities do Banco Citibank. Implantou processos de melhoria contínua na área de facility conforme requisitos da ISO 9001 e ISO 14001, respectivamente.
  • Prof. Dr. Marcelo de Andrade Romero
    Prof. Dr. Marcelo de Andrade Romero
    Arquiteto e Urbanista, Professor Titular pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2001); Livre-Docente (1997), Doutor (1994) e Mestre (1990) pela mesma instituição; Coordenador da Grupo de Trabalho Internacional – ECO CAMPUS da Rede WC2 – World City World Class; Pesquisador visitante: 1. LNEC Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa – Portugal (2000-2002); 2. INETI – Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial, Lisboa – Portugal (1992-1993-2000-2002); 3. University of Arizona USA (1998); 4. University of Pittsburgh USA (1998. Pesquisador e professor visitante – University of Cincinnati – USA (1996); Atividades constantes de pesquisa com o INETI e LNEC – Portugal (1992-presente); Co-Fundador do NUTAU -Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1992); Membro da UIA-União Internacional dos Arquitetos – Grupo WP Architecture for a Sustainable Future (2009-presente). Superintendente da Superintendência de Gestão Ambiental da USP (2014-2017). Leader of the Climate Reality Project – USA (2014-presente).
  • Prof. Esp. Alexandre Marcelo Fontes Lara
    Prof. Esp. Alexandre Marcelo Fontes Lara


    Engenheiro Mecânico graduado pela FEI, pós-Graduado em Refrigeração e Ar Condicionado e em Avaliações e Perícias de Engenharia.

    Possui 32 anos de experiência profissional na área de Operação & Manutenção, com atuação na implantação, coordenação, auditoria e consultoria em projetos de O&M predial e industrial, além de sua atuação como Autoridade de Comissionamento em alguns dos principais projetos de infraestrutura predial e industrial no Brasil.

    Soma-se também em sua trajetória a participação como colaborador em comitês técnicos e/ou associado em instituições brasileiras e norte americanas, como a ASHRAE – American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers, BCxA – Building Commissioning Association, ANPRAC – Associação Nacional de Profissionais de Refrigeração e Ar Condicionado e ABRAFAC – Associação Brasileira de Facilities, onde ocupou a posição de Diretor durante o biênio 2017-2018.

    Autor de diversos artigos sobre comissionamento, auditorias de qualidade na prestação de serviços, manutenção e operação em instalações prediais e industriais para as revistas INFRA, TECHNE, PINI / Construção Mercado, ABEMPI e Climatização & Refrigeração.

    Ministrou palestras, seminários e cursos através de entidades de nosso setor, tais como ABRAFAC, ANPRAC, FUPAM–USP, IBAPE-SP, IBAPE-PR, SENAI-SP, entre outras. É docente da cadeira de “Comissionamento, Medição & Verificação” no MBA – Construções Sustentáveis – UNIP, docente da cadeira de Operação e Manutenção no curso de pós-graduação em Avaliações e Perícias de Engenharia – MACKENZIE, docente da cadeira “Gerenciamento de Operações” no curso de especialização Gerenciamento de Ativos Imobiliários Corporativos – FDTE (USP) / CORENET e docente nos cursos de “Arquitetura Hospitalar” e “Engenharia Hospitalar” na UNIVERSIDADE EINSTEIN.

    É Diretor Técnico da A&F Partners Consulting Engenharia Ltda.
  • Prof. Me. Ruy Soares
    Prof. Me. Ruy Soares
    Doutorando em Tecnologia da Arquitetura pela FAU-USP, Mestre pela FAU-USP com pesquisa em Luz e Saúde, pós-graduado em Iluminação e Design de Interiores pelo IPOG, possui mais de 25 anos de experiência em iluminação, inicialmente como professor da Universidade Gama Filho (RJ), em seguida como sócio fundador da empresa WeLight, que desenvolve projetos de iluminação e de controle. Sua carreira tem se destacado por projetos inovadores e sempre em sintonia com as tecnologias mais recentes. Seu portfólio possui clientes como Hotel Fasano (RJ), Copacabana Palace Hotel, Calvin Klein, Swarovsky, consulados da França, do Canadá e da Inglaterra. Além da sua atuação em projetos, tem se dedicado à formação de profissionais de iluminação nos cursos de pós-graduação Lato Sensu das instituições de ensino IPOG e Belas Artes.
  • Prof. Me. João Carlos de Castro Cabral
    Prof. Me. João Carlos de Castro Cabral
    Engenheiro Eletricista com Mestrado em Sistemas Elétricos Industriais – EFEI – Escola Federal de Engenhara de Itajubá.  CEO and Founder da MGI Suporte Projetos, Instalações e Consultoria – Empresa que desenvolve projetos, instalações, manutenção e consultoria nas áreas industriais, prediais corporativos e comerciais nos segmentos de eletricidade, hidrossanitário, ar condicionado e eficiência energética. Tem como clientes, grandes empresas nacionais e multinacionais. Especialista em Sistema Iluminação e Bonificação do PBE (PROCEL Edifica) – Plano Brasileiro de Etiquetagem na Fundação Carlos Alberto Vanzolini; Implementador do Sistema de Homologação de Serviços e Equipamentos Elétricos e do Sistema de Eficiência Energética – NBR ISO 50001 na Fundação Carlos Alberto Vanzolini

Horários
Período manhã: 8h às 12h
Período da tarde: 14h às 18h

O que está incluso
Apostila Digital em PDF (disponibilizada por e-mail aos participantes em até 24 horas da data de início do curso).
Certificado de Participação digital (atentar a correta grafia do seu nome na lista presença que circulará no primeiro dia de curso).

Informações gerais
O programa tem duração de 32 horas distribuídas em 4 dias em períodos matutinos e vespertinos de 4 horas de duração cada.

O evento será realizado à distância e transmitido ao vivo pela internet.

O link de acesso à sala de aula virtual será enviado por email até 1 hora antes da transmissão oficial.

O conteúdo será exibido ao vivo em apresentação única.

Caso não consiga participar do evento ao vivo, em parte ou todo, será possível acessar à gravação pelo período de 30 dias.

Você poderá participar a partir de qualquer computador conectado à rede e poderá interagir em tempo real, através do chat.

Observações
Na hipótese de quórum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor, imprevistos ou motivos de força maior, a AEA Educação Continuada se reserva ao direito de cancelar ou reagendar o curso programado visando preservar o melhor interesse de todos;

Em caso de cancelamento, a AEA Educação Continuada avisará a todos os inscritos (através de e-mail), e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição;

O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 10 (dez) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.

Em todos os casos, recomendamos a leitura atenta, e integral, do Contrato de Adesão aceito no ato da efetivação da inscrição online.